Níveis de inspeção

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas178-183

Page 178

De acordo com a Norma de Inspeção Predial Nacional, datada de 25 de outubro de 2012, estabelecida pelo IBAPE Nacional, os níveis de inspeção serão estabelecidos diante da complexidade de cada caso e do nível de degradação de cada edificação e do grau de urgência para execução dos serviços.

Do glossário de terminologia do IBAPE-SP, tem-se:

5.2. Nível de Inspeção Predial: classificação quanto à complexidade da vistoria e a elaboração de seu laudo final, quanto à

Page 179

necessidade do número de profissionais envolvidos e a profundidade nas constatações dos fatos.

5.4. Grau de Urgência: critério de classificação das anomalias constatadas em uma inspeção predial, classificadas considerando o risco oferecido aos usuários da edificação e a sua prioridade dentro dos limites da inspeção predial.

A classificação adotada pela Norma do IBAPE Nacional é a seguir transcrita:

6.1.1 NÍVEL 1

Inspeção Predial realizada em edificações com baixa complexi-dade técnica, de manutenção e de operação de seus elementos e sistemas construtivos. Normalmente empregada em edificações com planos de manutenção muito simples ou inexistentes.

A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma especialidade.

6.1.2 NÍVEL 2

Inspeção Predial realizada em edificações com média complexidade técnica, de manutenção e de operação de seus elementos e sistemas construtivos, de padrões construtivos médios e com sistemas convencionais. Normalmente empregada em edificações com vários pavimentos, com ou sem plano de manutenção, mas com empresas terceirizadas contratadas para execução de atividades específicas como: manutenção de bombas, portões, reservatórios de água, dentre outros.

A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

6.1.3 NÍVEL 3

Inspeção Predial realizada em edificações com alta complexi-dade técnica, de manutenção e operação de seus elementos

Page 180

e sistemas construtivos, de padrões construtivos superiores e com sistemas mais sofisticados. Normalmente empregada em edificações com vários pavimentos ou com sistemas construtivos com automação.

Nesse nível de inspeção predial, obrigatoriamente, é executada na edificação uma Manutenção com base na ABNT NBR 5.674. Possui, ainda, profissional habilitado responsável técnico, plano de manutenção com atividades planejadas e procedimentos detalhados, software de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT