Nota à 2ª edição

AutorAlice Saldanha Villar
Páginas17-17

Page 17

A presente edição encontra-se totalmente revista, ampliada e atualizada conforme os informativos de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, bem como as inovações legislativas implementadas.

Além de incluir comentários as novas Súmulas, atualizei a obra trazendo os novos posicionamentos dos Tribunais Superiores, ou apenas substituindo ementas por julgados mais recentes. No mais, empreendi minuciosa revisão em todos os capítulos com vistas ao aprimoramento da redação, sempre buscando melhorar a compreensão do leitor.

Nesta edição, foi dada atenção especial para o novo CPC (Lei n. 13.105 de 2015), que entrou em vigor em março de 2016. Representando um passo fundamental para a evolução do Poder Judiciário pátrio, o novo CPC, que tramitou no Congresso Nacional durante cinco anos, será o primeiro Código de Processo Civil pátrio criado em regime democrático. Tendo por compromisso atender aos anseios da sociedade moderna, o novo diploma processual foi elaborado com o objetivo de simplificar os processos e, assim, agilizar o julgamento das ações cíveis.

Além da consulta à doutrina especializada na análise comparativa entre o CPC de 1973 e o novo CPC de 2015, de grande valia foram os Enunciados consolidados no I, II, III, IV, V, VI e VII Encontros do Fórum Permanente de Processualistas Civis. O Fórum Permanente de Processualistas Civis é um evento fechado que reúne processualistas de todo o país. Essa última edição (VII FPPC), realizada em São Paulo entre os dias 18 e 20 de março de 2016 na Universidade Presbiteriana Mackenzie, reuniu 687 processualistas e foi coordenado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT