Nota à Décima Primeira Edição

AutorMauro Schiavi
Ocupação do AutorJuiz Titular da 19a Vara do Trabalho de São Paulo
Páginas31-32

Page 31

Primeiramente, agradeço a todos os leitores desta obra, que são os maiores responsáveis pela continuidade dos meus estudos, e pelos aperfeiçoamentos e atualizações dela.

O rápido esgotamento da edição anterior, bem como de sua segunda tiragem, me entusiasou a atualizar, ampliar e revisar esta obra.

O trabalho continua sendo intenso, tendo por objetivo apresentar ao leitor os aspectos fundamentais de cada instituto processual trabalhista, bem como as questões controvertidas tanto em sede doutrinária quanto jurisprudencial.

A chegada do Novo Código de Processo Civil provoca, mesmo de forma inconsciente, um desconforto nos aplicadores do Processo Trabalhista, o que exigirá um esforço intenso da doutrina e jurisprudência para revisitar todos os institutos do processo do trabalho e analisar a compatibilidade, ou não, das novas regras processuais civis. Por outro lado, trata-se de um momento bastante estimulante para os estudiosos do processo trabalhista, e uma rara oportunidade para a melhoria da prestação jurisdicional trabalhista com a busca de institutos processuais civis que possam ser transportados, com eficiência, para a jurisdição trabalhista. Novas frentes e novos caminhos se abrem para os operadores do Processo do Trabalho.

São muitos os institutos processuais civis que são compatíveis e impactarão o processo trabalhista, desde a nova principiologia da Codificação, ao prestigiar os princípios constitucionais do processo, buscando um processo mais justo e demo-crático, novo impulso aos meios alternativos de solução dos conflitos (mediação e conciliação), simplificação e nova roupagem das tutelas de urgência e evidência, intervenção de terceiros, “amicus curiae”, prestígio à boa-fé processual, novas regras de distribuição do ônus da prova, motivação da decisão, nova roupagem dos recursos, técnicas de julgamento de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT