Nota Técnica de Degradação e Desempenho na Inspeção Predial

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Ocupação do AutorPerito do Gabinete Gomide e professor de pós-graduação de Engenharia Legal
Páginas81-89

Page 81

A degradação da edificação é a redução do desempenho devido à atuação de um ou mais agentes de degradação, tais como a água, os insetos e roedores, as radiações, as chuvas ácidas, a poluição e tantos outros, consoante preconizado pela norma de desempenho da ABNT, NBR 15575-1:2013. Quanto maior o desempenho, menor a degradação e vice-versa.

E cabe esclarecer que a avaliação do desempenho que se faz em campo não é o desempenho de habitabili-dade preconizado pela norma da ABNT (comportamento em uso de uma edificação e seus sistemas), mas o desempenho no campo, que é o modo como um componente ou sistema opera, quando em uso, normalmente comparado com o seu desempenho no laboratório, linha de montagem ou fábrica, consoante define o minucioso Dicionário de Termos de Qualidade de Paulo Mundin Prazeres, editado pela Atlas em 1996.

Assim sendo, essa avaliação do desempenho ser efetuada através de anotações nos check-lists preconizados pela Inspeção Predial Total, das notas técnicas i(inferior), r(regular) ou s(superior) das expectativas de qualidade, conforme anotações dos respectivos quadros, vide ilustração abaixo:

Page 82

Page 83

Page 84

Page 85

Page 86

E tal avaliação de desempenho pode ser expressa em gráfico, vide abaixo:

Mas também pode-se fazer o inverso, ou seja, ava-liar a degradação com notas técnicas em check-list específicos de degradação ou degeneração, tais como aqueles preconizados pelo Guia Orientativo à Norma de Desempenho da CBIC.

Nesse sentido, cabe apresentar um exemplo de tal avaliação de degradação com base nas tabelas nos 51 e 52 do guia da CBIC:

Page 87

Page 88

Page 89

Como exposto, essa nova forma de avaliação técnica possibilita a inclusão do desempenho e degradação nas notas técnicas da inspeção predial de segunda geração, em atendimento às novas normas e legislação brasileira.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT