Nota Técnica de Segurança na Inspeção Predial

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Ocupação do AutorPerito do Gabinete Gomide e professor de pós-graduação de Engenharia Legal
Páginas91-98

Page 91

A segurança sempre foi um item relevante na inspeção predial, pois o principal objetivo dessa ferramenta diagnóstica é evitar acidentes, principalmente daqueles com vítimas.

Os recentes acidentes prediais com vítimas fatais ocorridos no Rio de Janeiro, como o desabamento do Edifício Liberdade, e em Santa Maria, com o incêndio da boate Kiss, aceleraram as iniciativas técnicas e legais visando maior segurança edilícia. Dentre tais ações, inúmeras leis municipais, estaduais e até mesmo projetos de lei federal estão implantando a obrigatoriedade da inspeção predial, provocando novas normas e diretrizes das entidades técnicas nacionais, inclusive da ABNT.

E a inspeção predial precisa evoluir mesmo, pois muito mudou desde sua implantação no Brasil em 1999, e também devido às novas exigências técnicas das novas normas edilícias de manutenção e desempenho da ABNT.

Com tais evoluções entende-se que o conceito tradicional da disciplina ficou ultrapassado, podendo-se enunciar algo novo:

Page 92

INSPEÇÃO PREDIAL é A AVALIAçãO TéCNICA DA EDIFICAçãO EM USO, VISANDO PRESERVAR SEU

DESEMPENHO ORIGINAL.

E também está em curso o primeiro processo de elaboração de norma de Inspeção Predial – Procedimentos e Terminologia da ABNT/CB-02 – 02:140.02-001, que recomenda a classificação do grau de risco em três níveis: superior, médio e inferior e a ordem de prioridades através do GUT, ferramenta de gerenciamento de risco, porém sem estabelecer uma nota técnica de segurança. Mas os diagnósticos das condições de segurança pre-dial, bem como dos respectivos riscos com suas gravidades, urgências e tendências também podem ser avaliados com notas técnicas, através da metodologia GUT, cujas tabelas são as seguintes:

Page 93

A metodologia do cálculo avaliatório que sugerimos consiste em classificar o nível de cada irregularidade nas três funções (GUT), e calcular o resultado em pontos, através do produto dos respectivos pesos (GxUxT). A somatória dos pontos indicará a nota técnica de segurança da edificação em cada inspeção predial.

Para facilidade de cálculos e análises pode-se preparar planilha que contenha o rol de irregularidades nas linhas e os pesos das funções nas colunas, bem como os respectivos resultados dos produtos com as suas pontuações. No final, procede-se à soma dessas pontuações para se apurar a Nota Técnica da Inspeção Predial.

A título de ilustração reporta-se ao exemplo constante do livro “Técnicas de Inspeção e Manutenção Pre-dial”...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT