A nova empresarialidade: o robustecimento dos valores éticos e sociais no exercício empresarial

AutorKelly de Souza Barbosa, Adalberto Simão Filho
CargoMestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (Guarujá, SP, Brasil), bolsista CAPES/PROSUP. Especialista em Direito Processual Civil e Processo Cautelar pela Universidade Cândido Mendes. Bacharela em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Advogada. E-mail: kelly_sbarbosa@hotmail.com - ...
Páginas269-294
Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 269-294, jan./abr. 2018
ISSN 2179-8214
Licenciado sob uma Licença Creative Commons
Revista de
Direito Econômico e
Socioambiental
doi: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i1.16376
A nova empresarialidade: o robustecimento dos
valores éticos e sociais no exercício empresarial
The new entrepreneurial: the strengthening of ethical and social
values in business exercise
Kelly de Souza Barbosa*
Universidade de Ribeirão Preto (Brasil)
kelly_sbarbosa@hotmail.com
Adalberto Simão Filho**
Universidade de Ribeirão Preto (Brasil)
adalbertosimao@uol.com.br
Recebido: 27/07/2017 Aprovado: 04/01/2018
Received: 07/27/2017 Approved: 01/04/2018
* Mestranda em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (Guarujá, SP Brasil),
bolsista CAPES/PROSUP. Especialista em Direito Processual Civil e Processo Cautelar pela Universidade
Cândido Mendes. Bacharela em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Advogada.
E-mail: kelly_sbarbosa@hotmail.com
** Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direitos Coletivos e Cidadania da
Universidade de Ribeirão Preto (G uarujá, SP Brasil). Pós-doutor pela Faculdade de Direito da
Universidade de Coimbra-Portugal. Doutor e Mestre das relações sociais pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUCSP). Professor Titular IV com grau de Professor Emérito, do Programa de Pós-
graduação stricto sensu em Direito da Sociedade da Informação das Faculdades Metropolitanas Unidas
(FMU/SP). Advogado. E-mail: adalbertosimao@uol.com.br
Como citar este artigo/How to cite this article: BARBOSA, Kelly de Souza; SIMÃO FILHO, Adalberto.
A nova empresarialidade: o robustecimento dos valores éticos e sociais no exercício empresarial.
Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 269-294, jan./abr. 2018. doi:
10.7213/rev.dir.econ.soc.v9i1.16376
BARBOSA, K. S.; SIMÃO FILHO, A.
Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 269-294, jan./abr. 2018
Resumo
A função social enaltecida pela C onstituição da República Federativa do Brasil de 1988 é um
princípio fundamental para o uso da propriedade e para o desenvolvimento econômico do
país e, até mesmo, dos particulares. Atentando-se a essa premissa foi difundida a tese da nova
empresarialidade, em que a atividade empresarial é pautada nos valores éticos e na
responsabilidade social. Logo, a finalidade empresarial não se restringe à busca pelo lucro,
pois também está concatenada com a promoção de um impacto social positivo. Neste ínterim
foram utilizados o método descritivo e as investigações bibliográfica e documental, para
apresentar os principais aspectos da nova empresarialidade e a consequente efetivação das
diretrizes constitucionais.
Palavras-chave: atividade empresarial; valores éticos; responsabilidade social; empresa
cidadã; nova empresarialidade.
Abstract
The social function enshrined in the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988 is
a fundamenta l principle for the use of property and for the economic development of the
country, and even of individuals. In attention to this premise was spread the thesis of the new
entrepreneurial, in which business activity is based on ethical values and social responsibility.
Therefore, business purpose is not restricted to the search for profit, since it is also linked to
the promotion of a positive social impact. Thereby descriptive method and the bibliographical
and documentary investigations were used to present the main aspects of the new business
and the consequent effectiveness of the constitutional guidelines.
Keywords: business activity; ethical values; social responsibility; citizen company; new
company.
Sumário
1. Introdução. 2. Atividade Empresarial. 2.1. A função social da empresa. 3. A nova
empresarialidade. 4. A busca do robustecimento da ética empresarial na sociedade da
informação. 5. Considerações Finais. 6. Referências.
1. Introdução
Após um i ntenso movimento liberal e ascensão do capitalismo, os
valores sociais são acrescentados na atividade empresarial, alterando o
papel da empresa na sociedade e o modo como ela perquiri o lucro. Eis que
começa a se detectar em algumas regiões da Europa comunitária e nos
Estados Unidos da América, principalmente no início dos anos noventa, um

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