"Novas mediacoes para um debate necessario: territorio, politica social e Servico Social": ABREU, M. H. E. Territorio, Politicas Sociais e Servico Social: caminhos e armadilhas no contexto do social-liberalismo. Sao Paulo: Papel Social, 2016.

AutorCortes, Thais Lopes

O Servico Social e uma profissao circunscrita na divisao social e tecnica do trabalho que atua diretamente com as expressoes da "questao social", em suas multiplas manifestacoes (IAMAMOTO e CARVALHO, 1983). Portanto, diferentes sao as areas de estudos e de intervencoes a que a categoria profissional se dedica. Dentre as preocupacoes que se inserem enquanto objeto de estudo desses profissionais, tem-se a questao urbana. Desse modo, Maria Helena Elpidio Abreu nos presenteia em 2016 com o livro "Territorio, Politica Social e Servico Social: caminhos e armadilhas no contexto do social-liberalismo", resultado da sua tese de doutoramento, apresentada ao Programa de Pos-Graduacao em Servico Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ).

O livro traz um salto inovador a producao bibliografica sobre um tema tao importante para todos aqueles que cotidianamente atuam na materializacao das politicas sociais territorializadas e que ate entao nao havia sido estudado com profundidade por literatura especializada. Seu objetivo e o de apreender a logica em que se da o uso da territorializacao nas politicas sociais de assistencia e de habitacao de interesse social. Para tanto, elenca a categoria territorio como central para sustentar os quatro capitulos de seu livro, no qual se dedica a analise historica e teorico-metodologica sobre a categoria.

A autora reune na metodologia escolhida, a pesquisa bibliografica e a pesquisa documental, com enfase na analise da categoria territorio presente nos grandes documentos orientadores das politicas sociais durante os governos Lula e Dilma (2003 - 2013), alem de se debrucar na investigacao sobre quais sao as principais tendencias teorico-metodologicas utilizadas pelo Servico Social em artigos, periodicos, livros, dissertacoes e teses.

Ao tentar compreender a totalidade em que se insere o seu objeto, a autora realizou mediacoes que permitiram uma analise mais aprofundada. Desse modo, um dos pontos fortes do livro consiste no fato de ter interpretado a relacao do territorio com a crise do capital e com a adocao das medidas propostas pelo Banco Mundial na materializacao das politicas sociais, que passaram a ser sustentadas pelo eixo da territorializacao.

De modo distintivo a autora nos brinda com a analise das consequencias da focalizacao das politicas sociais em territorios, chamando a atencao do leitor para o que disso emerge. Nessa perspectiva demonstrou o agravamento das expressoes da "questao social"...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT