E - Marketing - Novas Tendências para o Gerenciamento do Relacionamento

AutorEduardo Botti Abbade
CargoÉ Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Páginas365-390
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 365-390, jan/jun. 2010
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E - Marketing - Novas Tendências para o Gerenciamento do
Relacionamento
E-Marketing New Issues for Relationship Management
Eduardo Botti Abbade1
RESUMO
Internet tem assumido um importante papel no mundo das negociações, pois as
empresas utilizam-se dessa ferramenta para traçar estratégias competitivas com o
intuito obter melhorias nos processos de gestão bem como maximização de lucros e
resultados. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar como o E-
Marketing pode proporcionar vantagem competitiva para as empresas. Para isso
realizou-se uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa dos dados. Pode se
observar que s ão muitos os benefícios do E-Marketing para as empresas: redução de
custos, melhor relacionamento e fidelizacao de clientes, inovação e novas
oportunidades de negocio. Concluiu-se que para extrair os benefícios desta inovadora
ferramenta tecnológica é fundamental a elaboração de um Planejamento Estratégico
adequado ao modelo de negocio da organização. Por se tratar de assunto com
constantes modificações e inovações, tornam-se necess ários estudos mais
aprofundados sobre o tema, bem como o acompanhamento incessante da evolução
desta tecnologia e suas aplicações estratégicas.
Palavras-chave: Marketing. E-commerce. Relacionamento. Internet. Estratégia.
ABSTRACT
Internet has had an important role in the world of negotiations, because the companies
are using this tool to draw c ompetitive strategies in order to obtain improvements in
management processes and maximize the profits and results. Therefore, the objective of
this study was to identify and examine how the Electronic Marketing can provide
competitive advantage for companies. To this there was a literature review with
qualitative data. It may be noted that there are m any benefits of Electronic Marketing for
businesses: cost reduction, better relationships and loyalty of customers, innovation and
new business opportunities. However, it was concluded that to extract the benefits of
this new technological tool is essential to create a strategic plan suitable for the type of
business organization. Because it is subject to constant changes and innovations, it is
necessary to further studies on the subject, and the constant monitoring of the evolution
of this technology and their strategic applications.
Key-words: Marketing. E-commerce. Relationship. Internet. Strategy.
1 É Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é Professor
Assistente e Coordenador de Pesquisas do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano -
UNIFRA. eduardo@unifra.br
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 365-390, jan/jun. 2010
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1 INTRODUÇÃO
A Era da Tecnologia tem c ausado grandes transformações na rotina das pessoas
e principalmente das empresas. A cada dia que passa, as informações são
processadas com mais velocidade e para lugares muito mais distantes. Com um
simples “clique”, através da rede mundial de computadores - A internet - é possível
realizar um negócio entre empresas e pessoas localizadas nos extremos do globo. Por
isso, as organizações que desejam manter sua sobrevivência no mercado, devem estar
atentas a essas tecnologias e acompanhar sua evolução a fim de identificar novas
oportunidades de negocio e garantir seu lugar ao sol.
Além de outras iniciativas empresariais, é importante e desafiador, projetar um
modelo de negócios de internet adequado para que se obtenha sucesso. Existem
companhias que buscam lucratividade na internet e acabam não sendo bem sucedidas
(LAUDON & LAUDON, 2000). Pode-se atribuir isto a uma f alta de planejamento. Por
isso, segundo Porter (2001) elas devem avaliar cautelosamente se o modelo de
negócios disponibilizado na internet realmente pode contribuir com a estratégia de
negócios da empresa.
Honeycutt Jr. et al. (1998) afirmam que, ao implementar a tecnologia da internet
como uma ferramenta em sua estratégia de negócios, a empresa facilita sua entrada
num mercado nacional e global, transpondo obstáculos como custos de marketing,
distribuição e conquista de espaço nas prateleiras. No entanto, faz-se necessário
garantir um fluxo contínuo de inovação para que a vantagem competitiva se mantenha
sustentável (FINGAR, KUMAR & SHARMA, 2000).
Porter (2001) afirma que os vencedores em tempos de internet serão aqueles
que a vêem como um complemento às formas tradicionais de competição e não como
canibal das mesmas. Este autor não considera como questão fundamental a adoção ou
não da tecnologia da internet, mas sim, como fazê-lo.
A internet representa uma revolução cultur al também dentro das empresas. Ao
romper barreiras geográficas e temporais, a internet possibilita aos funcionários e
dirigentes trocarem dados, informações, decisões e conhecimento de forma
fantasticamente mais ágil, entre si e também, com seus fornecedores, revendedores e

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