Número de alunos transferidos para a rede pública em SP cresce 44,4%

A crise financeira decorrente da pandemia de coronavírus tem afetado a educação de milhares de alunos no Estado de São Paulo que não conseguiram mais arcar com as mensalidades de escolas e faculdades particulares, aponta reportagem do site G1. Com isso, aumentou o número de transferências de alunos da rede privada para a pública e a inadimplência de mensalidades em instituições de ensino superior.

O número de transferências de alunos de escolas privadas para públicas cresceu 44,4% em 2020, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação. De março a dezembro de 2020, 15.615 alunos deixaram as escolas particulares de todo o Estado e se matricularam em escolas públicas. Foram 4.804 alunos a mais do que no mesmo período de 2019 (10.811).

Inadimplência

Segundo a reportagem, dentre os alunos que já estão na faculdade, a perda de renda impacta de forma ainda mais negativa, já que nem sempre é possível a transferência para a rede pública, e os alunos, sem meios de pagar as mensalidades, desistem de estudar, temporária ou definitivamente.

A taxa de inadimplência no ensino superior privado no Estado de São Paulo foi de 10,1% no primeiro semestre de 2020, valor 47,7% maior que no mesmo período de 2019, de acordo com levantamento do Instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil.

Em todo o país, a taxa foi de 11,8% no primeiro semestre de 2020, o que representa uma alta de 29,9% em todo o país em comparação ao mesmo período de 2019. É o maior patamar da história, de acordo com o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT