Observações sobre método, teoria política e educação em Antonio Gramsci

AutorAdriele Andreia Inacio, Tatiani Maria Garcia de Almeida, Anita Helena Schlesener
Páginas210-218
210
Observações sobre método, teoria política e educação
em Antonio Gramsci
Adriele Andreia Inacio
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social,
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, SC, Brasil
(UFSC)
Anita Helena Schlesener
Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação,
Curitiba, PR, Brasil (UTP)
ENSAIO TEMA LIVRE
Recebido em 14.06.2017. Aprovado em 05.09.2017. Revisado em 30.11.217.
© O(s) Autor(es). 2018 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative
Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-
nc/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e
criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais, e que você forneça o devido crédito aos autores
e a fonte, insira um link para a Licença Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
Observações sobre método, teoria política e educação em Antonio Gramsci
Resumo: O político, filósofo e militante Antonio Gramsci trouxe contribuições para a teoria marxista ao considerar os elementos
históricos que permeavam a Itália em sua época, ampliando, deste modo, as categorias e conceitos marxistas. Nesse sentido, este ensaio
tem por objetivo refletir sobre o método em Gramsci, o qual considera método o conjunto traduzido na concepção de mundo e na teoria
do conhecimento. Tal compreensão gramsciana eleva a filosofia das práxis acima do materialismo determinístico e supera o idealismo
especulativo que concebe a história apenas abstratamente. Portanto, o método em Gramsci consiste em levar adiante as dimensões da
subjetividade da filosofia moderna, porém, voltando-se sempre para a transformação das estruturas, da consciência nunca separada dos
condicionamentos sociais e dos conflitos de classes no âmbito do processo histórico. A metodologia deste trabalho consiste em uma
pesquisa bibliográfica a partir de autores marxistas que possuem suporte teórico gramsciano.
Palavras-chave: Gramsci. Método. Filosofia da Práxis. Educação.
Observations about Method, Political Theory and Education in Antonio Gramsci
Abstract: The politician, philosopher and militant Antonio Gramsci presented contributions to Marxist theory by considering the
historic elements that permeated Italy in his time, expanding Marxist categories and concepts. The purpose of this essay is to reflect on
method in Gramsci’s work. He considered that method was expressed in the conceptualization of the world and in the theory of
knowledge. This Gramscian understanding raises the philosophy of praxis above deterministic materialism and goes beyond the
speculative idealism that conceives history only abstractly. Therefore, the Gramscian method consists in using the dimensions of
subjectivity of modern philosophy, while always focused on the transformation of structures, of consciousness, never separated from
social conditionings and class conflicts within the historic process. The methodology of this study involved bibliographic research of
Marxist authors who have a Gramscian theoretical support.
Keywords: Gramsci. Method. Philosophy of Praxis. Education.
Tatiani Maria Garcia de Almeida
Instituto Federal do Paraná, Pitanga, PR, Brasil (IFPR)
R. Katál., Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 210-218, jan./abr. 2018 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p210

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT