Oferta, publicidade e reprodução humana assistida no Brasil
Autor | Marcos Catalan/Carla Froener |
Páginas | 75-87 |
7
OFERTA, PUBLICIDADE E REPRODUÇÃO
HUMANA ASSISTIDA NO BRASIL
A publicidade é significada ao longo deste trabalho como a
forma de comunicação persuasiva que o Mercado produz e difunde,
por meio da mídia, em busca de ampla audiência na tentativa de se-
duzir cada destinatário por ela tocado, levando-o a consumir. Há de
ser percebida, ainda, como atividade que ao mesmo tempo em que
deveria aclarar, advertir, esclarecer e informar aqueles que atinge –
o Direito pátrio o impõe –, exalta semioticamente características a
serem decodificadas pelos consumidores entremeio a ambiguidade
que impregna os desejos e as necessidades humanas1.
Qualquer produto ou serviço poderá ser objeto da publicidade:
marcas, símbolos, imagens podem ser igualmente difundidos, dis-
postos em lugares estratégicos e aos olhos de públicos específicos
(ou não)2. Tendo se afastado da significação dogmática da oferta,
atualmente, a publicidade é bem mais que o espelho estendido de
uma mercadoria3, ela é algo a ser consumido por si só.
É discurso sobre o objeto e, ainda, o próprio objeto a ser con-
sumido4, um discurso que fantasia atrativos e virtudes nem sempre
presentes buscando estimular o consumo de cada produto ou servi-
ço, de cada experiência por ela difundida ou, simplesmente, que foi
cuidadosamente moldado para promover o branding.
1. MORIARTY, Sandra; MITCHELL, Nancy; WELLS, William. Advertising & IMC: Prin-
ciples & Practice. 9ª ed. New Jersey: Prentice Hall, 2012. p. 07.
2. SANTOS, Lionês Araújo dos; MEDEIROS, Juan Felipe Sanchez. A mercantilização do
corpo: mídia e capitalismo como principais agentes da promoção do consumo e do
mercado. Espaço Plural, n. 24, 2011. p. 109-110.
3. BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulações. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa:
Relógio D´Água, 1991. p. 120.
4. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Trad. Zulmira Ribero Tavares. São Paulo:
Perspectiva, 1973. p. 174.
REPRODUCAO HUMANA_EBOOK.indb 75REPRODUCAO HUMANA_EBOOK.indb 75 05/06/2020 18:10:5105/06/2020 18:10:51
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO