Ômicron faz Brasil ter sua maior taxa de contágio, dizem pesquisadores

A taxa transmissão do coronavírus atingiu o seu maior índice no Brasil nos últimos dias, por causa da variante ômicron. A conclusão é da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com os estatísticos, que fazem esse cálculo desde setembro de 2020, o Rt (ritmo de contágio) atingiu 1,9 no último domingo (23). Antes da ômicron, o maior Rt registrado pelo Info Tracker havia sido o de 1,29, em 21 de janeiro de 2021.

Nesta terça-feira (25), o Imperial College, de Londres, que acompanha os indicadores mundiais, também encontrou um número recorde: para os britânicos, a taxa brasileira está em 1,78, a mais alta ao menos desde julho de 2020.

O Rt mostra para quantas pessoas um paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus. Ou seja, um índice de 1,9 quer dizer que cada 100 contaminados transmitem a doença para outras 190 pessoas.

Assim, o ritmo de contágio do vírus deve estar abaixo de 1 para que o número de casos retroceda. Segundo o Info Tracker, a curva do ritmo de contágio no país ultrapassou a marca de 1 desde 22 de dezembro.

Apenas as regiões Centro-Oeste e Nordeste têm índices menores que 1,9, segundo os dados da plataforma. E, mesmo assim, os números podem ter sido camuflados por falta de notificação, dificuldade para se fazer testes ou ainda pelo apagão de dados enfrentado pelo Ministério da Saúde desde dezembro passado.

As projeções do Info Tracker apontam que, na próxima terça-feira (31), a média nacional do ritmo de contágio poderá alcançar Rt 2,03.

"É a primeira vez que vemos esses números na pandemia. É sem precedentes, assustador", afirma Wallace Casaca, coordenador da plataforma. "Infelizmente é mais um triste recorde."

De acordo com o pesquisador, a plataforma utiliza, por meio de algoritmos e inteligência artificial, as curvas epidemiológicas de uma região, números de novos casos em um período e as curvas de vacinação.

Questionado sobre a alta na taxa de contágio, o Ministério da Saúde não respondeu até a publicação desta reportagem.

Impulsionada pela nova escalada dos casos de covid no país, a ocupação de leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva) para pacientes com coronavírus cresceu em 18 Estados e no Distrito Federal na última semana, aponta levantamento do jornal “Folha de S. Paulo” realizado junto aos governos estaduais.

A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT