OMS sugere ao Brasil agir agressivamente para evitar transmissão do coronavírus

Segundo diretor da Organização, novo vírus tem "potencial pandêmico" e países afetados devem agir para prevenir o contágio O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, sugeriu ao Brasil e outros seis novos países afetados pela coronavírus a "agir agressivamente para prevenir o contágio e salvar vidas".

Para Tedros, trata-se de uma ''janela de oportunidade'' para os países reforçarem os sistemas de saúde afim de prevenir epidemias.

''Se você agir de forma agressiva agora, poderá conter esse vírus'', afirmou ele. ''Você pode impedir que as pessoas fiquem doentes. Você pode salvar vidas. Portanto, meu conselho para esses países é avançar rapidamente''. Ele destacou ainda que nenhum país deve assumir que não terá casos.

O Brasil é o primeiro país na América do Sul, e o primeiro de uma zona tropical, a anunciar um caso de contágio, o que elevou o sinal de alerta sobre a propagação da epidemia.

Além disso, autoridades de saúde pública dos Estados Unidos e da Alemanha confirmaram ter pacientes que não exibiam nenhuma conexão conhecida com outras pessoas com a doença.

Isso elevou a possibilidade de o vírus ter começado a se espalhar localmente por meios desconhecidos, sem que as pessoas infectadas tivessem passado a doença para outras pessoas.

Para o diretor-geral da OMS, o Brasil tem forte experiência na gestão de riscos e demonstrou isso em outras situações, como no combate contra Zika.

Mas ele observou que a questão não é apenas impedir que casos de coronavírus cheguem aos países. ''O ponto é o que você faz quando tem casos. Mas não somos desesperados. Todo país precisa estar pronto para detectar casos precocemente, isolar pacientes, rastrear contatos, fornecer atendimento clínico de qualidade, prevenir surtos hospitalares e impedir a transmissão da comunidade''.

Em balanço diante da imprensa, na tarde desta quinta-feira em Genebra, o diretor-geral da OMS calculou que 44 países estão...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT