O papel da extensão universitária para a promoção da cidadania na escola: uma abordagem socioconstrutivista da experiência dos acadêmicos de direito

AutorWânia Cláudia Gomes Di Lorenzo Lima, Arleciane Emilia de Azevêdo Borges, Ananza Ávila Paz Castelo Branco, Valter Witalo Nelo Lima
Páginas157-174
Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 6, n. 12, p. 157-174
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O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A PROMOÇÃO DA
CIDADANIA NA ESCOLA:
UMA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA DA EXPERIÊNCIA DOS
ACADÊMICOS DE DIREITO
Wânia Cláudia Gomes Di Lorenzo Lima*
Arleciane Emilia de Azevêdo Borges**
Ananza Ávila Paz Castelo Branco***
Valter Witalo Nelo Lima****
RESUMO: Este artigo objetiva analisar a experiência dos
acadêmicos de Direito, no processo de construção da cidadania
em ambiente escolar, a partir de atividade de extensão
universitária. Como referência teórica, utilizaram-se o
pensamento de Paulo Freire e as contribuições da teoria
socioconstrutivista às técnicas de assimilação e desenvolvimento
da aprendizagem. Associando a pesquisa, o ensino e a extensão
e baseando-se no método de pesquisa-ação, fez-se uma análise
descritivo-analítica da experiência perante uma escola do
município de João Pessoa, Estado da Paraíba - Brasil, entre os
anos de 2011 e 2012. Como resultado, as ações proporcionaram
diálogos acerca de conhecimentos jurídicos com vistas a
prevenir a criminalidade juvenil, contribuindo, assim, para a
trajetória em direção ao alcance da cidadania na escola.
Palavras-chave: Acadêmicos de Direito. Escola. Educação
Cidadã.
1 INTRODUÇÃO
A educação voltada para a cidadania constitui um desafio que deve ser abordado como
um compromisso coletivo. Nessa perspectiva, o processo educacional precisa ser edificado
com base na proposta de construir um espaço privilegiado que possa associar as
responsabilidades social, moral e civil abrangendo diferentes dimensões da cidadania. O
direito à educação deve ser exercido por meio da atuação conjunta das instituições de ensino,
da família e da sociedade como uma forma de garantir a efetivação dos direitos fundamentais
e o desenvolvimento das capacidades ontológicas essenciais à formação humana. O processo
educativo constitui uma estratégia decisiva para a formação de cidadãos conscientes do seu
* Mestra em Desenvolvimento Humano (UFPB). Professora do Dep artamento de Ciências Jurídicas e da Pós-
graduação (UNIPÊ). Graduada em Psicologia e Direito. João Pessoa, Par aíba, Brasil. E-mail:
** Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa, Paraíba, Brasil. E-mail:
*** Bacharela e m Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa, Paraíba, Brasil. E-
mail:
**** Bacharel e m Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), J oão Pessoa, Paraíba, Brasil. E-
mail:
O papel da extensão universitária para a promoção da cidadania na escola: uma abordagem socioconstrutivista
da experiência dos acadêmicos de Direito
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papel na sociedade, responsabilizando-se pela conjuntura social e política de seu país. Nesse
prisma, práticas de promoção da cidadania contribuem para detectar alguns problemas sociais
e para entender os reflexos das necessidades da comunidade.
A proposta aqui levantada parte da adesão ao modelo de construção da educação
superior em uma dimensão de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão,
entendendo-a como o tripé do fundamento metodológico-didático para formação dos alunos
do Curso de Ciências Jurídicas. Compreende-se que a esse modelo atrela-se a missão de unir
o ensino superior e a sociedade, de proporcionar o espaço de aprendizagem e de
responsabilidade social, além de fomentar o diálogo entre a formação e a prática.
O objetivo do presente artigo é promover uma análise socioconstrutivista da
experiência dos acadêmicos do Curso de Direito no tocante às ações vinculadas ao projeto de
extensão universitária no meio escolar, tomando como referência o aporte teórico do
pensamento de Paulo Freire. A ideia é fugir da lógica unicamente de transferência do saber,
valorizando o caráter dialógico da troca de conhecimento tanto em seus aspectos cognitivos
como práticos. Buscam-se subsídios na teoria socioconstrutivista ao processo de assimilação e
de desenvolvimento da aprendizagem, tudo com o fim maior de identificar os contextos que,
na atualidade, têm gerado ou demandado a participação do ensino superior junto à sociedade
civil, bem como do Estado, à problemática levantada.
Parte-se da hipótese de que é necessário um trabalho de base com as instituições de
ensino superior públicas e privadas , para a construção e incorporação dos
conhecimentos do direito com vistas a uma educação cidadã. Supõe-se que, por meio da
aliança entre a pesquisa, o ensino e a extensão universitária, concretiza-se a possibilidade de
interferência e mudança na vida de um indivíduo, exercendo uma valiosa influência social.
Pressupõe-se que a educação superior, em direito, não se restringe a serviços técnicos,
voltados para o isolamento universitário, mas pauta-se no intercâmbio da universidade com a
sociedade e no ensino como instrumento de construção para uma educação cidadã, tendo a
extensão e a pesquisa como seu meio de comunicação.
Como método de investigação da temática posta, optou-se pela realização da chamada
pesquisa-ação, considerando que a equipe de pesquisadores participou ativamente, em
conjunto com os atores envolvidos, na identificação de problemas e na busca de soluções.
Como instrumento metodológico, utilizou-se a realização de entrevistas e diálogos, tendo
como locus de pesquisa uma escola do município de João Pessoa, Paraíba. A caracterização
da pesquisa, os passos e os instrumentos aplicados em cada etapa do estudo serão informados

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