O papel dos credores no bankruptcy code

AutorSheila Christina Neder Cerezetti
Páginas164-186

Page 164

1. Noções introdutórias

O sistema concursal estadunidense é regulado pelo Bankruptcy Code, resultado de uma reforma inserida por meio do Bankruptcy Reform Act of 1978. Ele compõe o Título 11 do United States Code e é complementado pelas denominadas Bankruptcy Rules, regras procedimentais emanadas pela Suprema Corte. Além disso, outras regras estão relacionadas ao sistema concursal. O Título 28 diz respeito ao Judicial Code e disciplina a organização dos juízos concursais, ao passo que o Título 18 cuida dos crimes concursais.

O atual texto do Título 11 do United States Code reflete o amplo desenvolvimento da matéria no País. Na verdade, diversos foram os diplomas legais direciona-dos a tratar da crise da empresa. As legislações concursais estadunidenses - exceção feita ao Código atualmente em vigor - costumavam ser aprovadas como reflexo e para remediar crises que afetavam a economia do País em determinada época.1

Ademais, esse sempre foi tema de difícil consenso entre os parlamentares estadunidenses.2

Em vista dessa característica, a grande maioria dos diplomas legislativos sobre a matéria permaneceu em vigor por um curtíssimo lapso temporal. Esse quadro repetiu-se diversas vezes, pois, contornados os contratempos, a lei aprovada por um motivo específico costumava ser rapidamente revogada.

Sabe-se, contudo, que a mesma situação não é encontrada quando da análise do atual diploma norte-americano. Não obstante as diversas alterações sofridas pelo Bankruptcy Code, ele permanece em vigor há quase três décadas.

Importante referir que as modificações ao Código oscilam entre a concessão de tratamento excessivo aos credores ou

Page 165

aos devedores.3 Trata-se, na realidade, de panorama bastante conhecido no Direito pátrio.4

A principal característica do Bankruptcy Code consiste no objetivo de recuperação, o qual é principalmente promovido pelas normas relativas à reorganização de empresas previstas em seu Chapter 11, abaixo comentado. Outro importante propósito do referido diploma é permitir que o devedor retorne ao mercado, o que é bastante estimulado pelo fresh start, destinado a atribuir novo status financeiro favorável ao devedor.

Entretanto, o Bankruptcy Code não conta apenas com um capítulo voltado à reorganização. Na verdade, ele é formado por diversos capítulos (chapters). Os três primeiros cuidam de aspectos comuns aos procedimentos previstos ao longo do próprio diploma.5 Os demais, por seu turno, tratam especificamente das regras próprias a cada um dos diferentes procedimentos previstos para as situações de crise.6

As primeiras regras do Bankruptcy Code, estabelecidas em seu Chapter 1, são disposições de cunho geral e se destinam a tratar das definições, regras de interpretação, formas de aplicação dos demais chapters e da caracterização daqueles que podem ser devedores sob os procedimentos previstos na lei.

O Chapter 3, por seu turno, regula, dentre outras matérias, a instauração de ações, sejam elas relativas a procedimentos voluntários ou involuntários, conforme abaixo detalhado, as partes oficiais envolvidas pelos bankruptcies cases e a administração judicial.

O Chapter 5, por sua vez, cuida de assuntos relacionados aos credores e aos seus créditos, trata dos direitos e deveres do devedor e contém dispositivos relativos à determinação da massa falida objetiva.

Os demais capítulos, conforme abaixo esclarecido, cuidam especificamente dos diferentes institutos disponíveis para o tratamento da crise no sistema norte-ame-ricano.

1. 1 Os institutos disciplinados pelo Bankruptcy Code

A partir do Chapter 7, o Bankruptcy Code passa a disciplinar cada um dos bankruptcy cases, ou seja, os distintos mecanismos destinados a tratar de situações de crise,7 sendo que cada um deles tem um propósito específico ou envolve sujeitos diversos.

Não obstante tratar-se o Bankruptcy Code de diploma que preza prioritariamente pela reorganização e manutenção da empresa, ele é dotado de um procedimento liquidatário destinado às situações em que a crise não for remediável. Nesses casos, deve o devedor fazer uso da liquidation, prevista no Chapter 7. Trata-se de procedimento pelo qual um trustee,8 designado

Page 166

pelo US Trustee, fica responsável pela administração dos ativos do devedor. Após a realização do ativo, o trustee deve distribuir o valor obtido entre os credores, resguardando-se os direitos dos secured cre-ditors.9

O Bankruptcy Code também conta com um capítulo especificamente destinado à reorganização de Municipalidades, assim entendidas as "cities and towns, as well as villages, counties, taxing districts, municipal utilities, and school districts".10 Trata-se de procedimento chamado deAd-justment ofDebts ofa Municipality, que se encontra previsto no Chapter 9.

O procedimento mais relevante da legislação norte-americana é, sem dúvida, o da reorganization, cujas regras encontram-se no tão famoso Chapter 11. Ele é normalmente utilizado por empresas que desejam continuar operando seu negócio e pretendem pagar suas dívidas de acordo com um plano aprovado judicialmente.11

O Bankruptcy Code conta, ainda, com o Adjustment ofDebts ofa Family Farmer or Fishermen with Regular Annual Inco-me. Esse mecanismo, previsto no Chapter 12, destina-se, como seu próprio nome sugere, a permitir o ajustamento de dívidas de family farmers e fishermen que tenham renda anual regular. Seu procedimento é bastante similar ao do disposto no Chapter 13, abaixo comentado. Nesse sentido, per-mite-se que o interessado proponha um plano para o pagamento de credores em determinado período - que, a princípio, não deve ultrapassar três anos. Entretanto, caso haja autorização judicial, tal prazo pode chegar a cinco anos. Por meio da utilização dessa estrutura, os devedores podem dar continuidade ao negócio desenvolvido enquanto o plano é cumprido.

O Chapter 13 do Bankruptcy Code cuida do procedimento denominado de Adjustment ofDebts ofan Individual with Regular Income, o qual é destinado a indivíduos com renda regular que chegaram a uma situação de inadimplemento excessivo. Em situações normais o uso do procedimento estabelecido no Chapter 13 é preferível ao disposto no Chapter 7, uma vez que aquele permite que o devedor permaneça com algum ativo valioso, autorizando o devedor a propor um plano destinado a traçar metas para o pagamento de credores. Referido pagamento deve ocorrer no período entre três e cinco anos após a aprovação do plano.12 O devedor, ao contrário do que ocorre na liquidação, permanece com a posse dos bens que compõem a massa. Busca-se, assim, que, mediante a continuidade das atividades normais do indivíduo, possa ele quitar suas dívidas de acordo com as determinações estabelecidas em documento pré-aprovado. Após o devido cumprimento do plano o devedor também é liberado de algumas dívidas, recebendo um discharge ainda maior que aquele contemplado pelo mecanismo da liquidação.

Page 167

Por fim, não obstante não se trate especificamente de um bankruptcy case, parece bastante relevante referir uma das novidades trazidas pelo Bankruptcy Abuse Prevention and Consumer Protection Act/ BAPCPA.13 Trata-se da regulamentação dos Ancillary and Other Cross-Border Cases, prevista no recém-inserido Chapter 15, que visa a estabelecer um mecanismo eficaz para lidar com casos de cross-bor-der insolvency, ou seja, aquelas situações que de alguma forma envolvam mais de um País no tratamento de devedores, bens, credores ou outras partes interessadas. A previsão de regras com tal escopo reflete a adoção doméstica daModel Law on Cross-Border Insolvency da UNCITRAL, aprovada em 1997.

1. 2 A administração concursal

O United States Trustee (US Trustee), um officer do Departamento de Justiça, tem o dever principal de exercer as funções administrativas relacionadas aos diversos procedimentos concursais.

Os Distritos Judiciais do Alabama e da Carolina do Norte não participam do sistema do US Trustee. Nesses Estados os bankruptcy administrators exercem funções similares àquelas praticadas pelo US Trustee nos demais entes da Federação Norte-Americana.14

Não se deve confundir o US Trustee com o trustee que pode ser nomeado em alguns procedimentos concursais, conforme abaixo comentado. Um termo mais apropriado para designar o ente poderia ser "administrador concursal", na medida em que, como visto, suas funções estão relaciona-das à administração do caso. A delegação de poderes para um órgão como o US Trustee faz parte do movimento perpetrado pela reforma de 1978 no sentido de separar as responsabilidades judiciais e administrativas, deixando ao magistrado apenas as funções essencialmente jurisdicionais.15

O órgão em comento desempenha ampla função em procedimentos reorgani-zatórios, incluindo-se (i) a inspeção da condução do negócio e a devida apresentação de relatórios pelo debtor in possession, abaixo tratado, (ii) o monitoramento do pagamento de profissionais, (iii) a apresentação de comentários e objeções a planos e disclosure statements submetidos ao juízo, (iv) a nomeação e supervisão dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT