O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação

AutorJudson Daniel Oliveira da Silva - Jacqueline de Araújo Cunha
CargoDiscente do Curso de Biblioteconomia (UFRN) - Professora do Departamento de Ciência da Informação (UFRN)
Páginas45-58
45
v. 21, n. 46, 2016
p. 45-58
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 46, p.
45-58, mai./ago., 2016. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n46p45
O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do
Plano Nacional de Educação
School library’s education roll in the context of the National e
Education Plan
Judson Daniel Oliveira da SILVA
Discente do Curso de Biblioteconomia (UFRN) - judsondaniel@hotmail.com
Jacqueline de Araújo CUNHA
Professora do Departamento de Ciência da Informação (UFRN) – jacquelinecunh@gmail.com
Resumo
Objetivou-se averiguar como se insere a biblioteca escolar e o bibliotecário no Plano
Nacional de Educação (PNE), promulgado através da Lei Federal 13.005/2014. O estudo se
justifica pelo fato de que os atuais paradigmas sociais, educacionais e tecnológicos
demandam do cidadão competências em busca, recuperação, avaliação e uso da informação,
registrada em seus variados suportes, para a resolução de problemas, e que o ensino de tais
competências é inerente ao profissional bibliotecário. Além disso, a necessidade de refletir, a
luz da literatura, as contribuições do bibliotecário na biblioteca escolar tendo em vista a lei
federal nº12.244 que torna obrigatória a presença desse profissional em todas as bibliotecas
do país até o ano de 2020. Buscou-se na revisão bibliográfica o aporte teórico pelo qual se
esclarece o que se entende por biblioteca escolar e s eu papel educativo. Buscou-se também,
na análise de conteúdo da Lei Federal 13.005, os aspectos relativos a biblioteca e
bibliotecário contemplados no PNE. Considera-se, à luz dos resultados da pesquisa, que o
letramento informacional consiste num processo pelo qual se supre as demandas sociais por
competências em info rmação e que a biblioteca é entendida, no contexto das políticas
nacionais de educação como um espaço educativo e cultural que fomenta a qualidade da
educação básica.
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Papel educativo da biblioteca. Letramento
informacional.
Abstract
This study aimed to find out how the school library and the librarian are contextualized in
the National Education Plan (PNE), promulgated by Federal Law 13,005 / 2014. The fact that
the current social, educational and technological paradigms require citizen skills in search,
retrieval, evaluation and use of information, recorded in their various media, to solve
problems justified the investigation's purpose, and that the teaching of such skills is inherent
to the librarian. Moreover, the need to reflect in the literature, librarian contributions in the
school library in order to Federal Law Nº 12.244, that makes mandatory the presence of this
professional in all the country education systems, by the year 2020. Sought in the literature
review the th eoretical framework by which clarifies what it means by school library and its
educational ro le. Also sought, through Federal Law 13.005 content analysis, th e aspects of
the library and the librarian included in the PNE. It is considered, on the results of the
research, that information literacy is a process by which it meets social demands for
information skills and that library is seen, through the PNE, as an educational and cultural
space that fosters the quality of basic education.
Keywords: National Education Plan. Library education roll. Information literacy.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
15/05/2015
Aceito em:
26/02/2016

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT