O parecer técnico do assistente

AutorJosé Fiker
Ocupação do AutorDoutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas57-58

Page 57

Os assistentes técnicos buscam um objeto de valor que atenda ao interesse de seu cliente, isto é, uma conclusão de laudo favorável à parte que ele assiste, dentro da perspectiva da veridicidade. Veridicidade não é a verdade. A verdade, como já foi visto, depende de como cada observador a entende. O mundo das coisas depende de interpretação, depende do ângulo pelo qual é visto. Assim, o assistente técnico procura o melhor ângulo para seu cliente. O que ele não pode é falsear dolosamente a veridici-dade ou a verosimilhança, por razões éticas inerentes ao jura-mento no ato do recebimento de seu diploma.

O discurso do assistente técnico chama-se parecer. Ele elabora um parecer técnico sobre o laudo pericial. Seu parecer contém, em princípio, as mesmas partes que compõem o laudo do perito, podendo haver variações segundo o ponto de vista que mais lhe interessa salientar.

Assim, já no exórdio, ele pode selecionar os aspectos que deseja destacar, com a seguinte introdução: “Existem vários aspectos do laudo a serem comentados. Vou-me deter a esses três, já que os demais não alteram substancialmente as conclusões do trabalho”. Ou, então, já no exórdio, apontar os aspectos que chamariam mais a atenção do juiz e que não requerem argumentação.

Page 58

Conforme já foi visto, a demonstração, que se liga à experiência, não necessita de argumentação. Colocar o juiz frente a frente, logo no início do parecer, com uma afirmação incontestável, é um procedimento bastante eficaz e faz jus à verdadeira intenção do exórdio que é a de despertar o interesse do auditório, para aquilo que se vai dizer. Provocar uma mudança de comportamento, passando o destinatário do discurso de simples ouvinte a participante interessado. Por exemplo: “O ilustre perito cometeu um erro aritmético”.

O percurso narrativo do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT