A Invenção de um Dispositivo como Suplência à Metáfora Paterna: efetuar a torção da superfície unilateral

AutorFabienne Hulak - Letícia Vier Machado
CargoUniversité de Paris VIII, Paris, France - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil
Páginas362-383
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HULAK, Fabienne. A Invenção de um Dispositivo como Suplência à Metáfora Paterna: efetuar a torção...
A Invenção de um Dispositivo como Suplência à Metáfora Paterna:
efetuar a torção da superfície unilateral
L’Invention d’un Dispositif comme Suppléance au défaut de la
Métaphore Paternelle: effectuer la torsion de l’unilatère
The Invention of a Device as Substitute in the Absence of the Paternal
Metaphor: achieving the torsion of the unilateral surface
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p362
Fabienne Hulak
Université de Paris VIII, Paris, France
Tradução de Leticia Vier Machado
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil
O conceito lacaniano de
sinthome como suplência à for-
clusão do Nome-do-Pai permite
reconhecer na clínica uma cate-
goria distinta daquela do delírio
como reconstrução imaginária
do mundo. Apresentamos três
casos que se aparecem sob este
novo paradigma clínico. Cada
um apresenta uma variante da
torção topológica da superfí-
cie unilateral que vem suprir a
carência daquela efetuada pela
metáfora paterna, condição do
inconsciente ao qual o psicótico
não tem acesso.
Palavras-chave: anamorfose -
clínica lacaniana - psicose - R.
Roussel - F. Saussure - suplência
Le concept lacanien de sin-
thome, comme suppléance à la
forclusion du Nom-du-Père, per-
met de repérer dans la clinique
une catégorie distincte de celle
de délire comme reconstruction
imaginaire du monde. Nous pré-
sentons trois cas relevant de ce
nouveau paradigme clinique.
Chacun présente une variante de
la torsion topologique de l’unila-
tère qui supplée à la carence de
celle effectuée par la métaphore
paternelle, condition de l’in-
conscient auquel le psychotique
n’a pas accès.
Mots clés: Anamorphose, cl-
inique lacanienne, psychose, R.
Roussel, F. Saussure, suppléance
The lacanian concept of
sinthome as a substitute for the
forcluded Name-of-the-Father,
allows the recognition in the cli-
nic of a category distinct from
delirium as an imaginary recons-
truction of the world. We present
three cases that come under this
new clinical paradigm. Each
one exposes a variant of the to-
pological torsion of the unilate-
ral surface that comes in place of
s the one effected by the paternal
metaphor, condition of the un-
conscious to which the psychotic
does not have access.
Keywords: anamorphose - Laca-
nian clinic - psychose, R. Rous-
sel, F. Saussure, replacement
Apresentaremos três casos na perspectiva da invenção de um dispositivo
     
do Nome-do-Pai, ou seja, à carência da metáfora paterna. Trata-se de dois
sujeitos historicamente notáveis, Ferdinand de Saussure e Raymond Roussel,
e do Senhor L., um caso relevante do mesmo paradigma. É certo que cada
um deles se situa em seu espaço cultural próprio : Saussure, com uma inven-
 
do estruturalismo que terá repercussões em vários outros campos, Raymond
Roussel com uma obra literária e poética que será primeiramente reconhecida
pelos surrealistas e depois pelo movimento l’Oulipo, Tel quel. O Senhor L.,
363
Revista de Ciências HUMANAS, v. 47, n. 2, p. 362-383, out. 2013
um caso singular que demonstra um esforço formidável para construir um dis-
positivo plástico que adquire para ele valor terapêutico. Veremos como cada
um, à sua maneira, efetua a torção topológica que o sustenta enquanto sujeito.
Dito de outra maneira, o dispositivo procurado por alguns criadores consiste
em construir a torção da superfície unilateral equivalente àquela do inscons-
ciente ao qual eles não têm acesso. É o que procuraremos mostrar.
A pesquisa sobre os anagramas
A julgar pela quantidade de seus cadernos, Ferdinand de Saussure cer-
tamente consagrou um tempo considerável a sua pesquisa sobre os anagra-
mas1. Como ressalta J. Starobinski em sua apresentação da publicação parcial
dos manuscritos « a quantidade de trabalho permanece (...) impressionante »2
(STAROBINSKI, 1971, p.7). Entretanto, apesar de sua importância, essa pes-
quisa passou despercebida na história e na teoria da linguística.
O trabalho deste linguista sobre « Os anagramas » se apoia inicialmente
sobre um corpus restrito, aquele do verso saturnino, a forma mais antiga da
poesia latina, da qual restaria menos de uma centena de versos, assim catalo-
gados pela tradição dos gramáticos antigos. Os versos saturninos são caracte-
rizados por sua dimensão enigmática e assim já o eram na época da Roma im-
perial. É sem dúvida essa característica que constitui o atrativo para Saussure.
Saussure queria postular de maneira precisa que os poetas gregos e latinos
compunham seus versos partindo de uma palavra tema cujos fonemas deve-
riam ser utilizados de acordo com determinadas regras. Supõe que todo verso
saturnino contém em si um nome escondido sob forma de anagrama e empre-
  
nome secreto contido no texto latino, produto de um saber escondido.
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De 1906 à 1909 o anagrama é o objeto agalmático do desejo de Saussure.
Ele parte então da intuição segundo a qual existiria no verso saturnino um
nome escondido que daria uma forma pré-limitada ao verso e que existiria um
texto sob/no texto, o anagrama.
Saussure extrai uma lei que presidiria à organização do poema : os ele-
mentos fônicos que aparecerem em cada verso do poema são repetições orde-
nadas do material sonoro de uma palavra tema. Na maioria das vezes essa
palavra está em relação com o título ou com o assunto tratado, devendo os
fragmentos da palavra-tema aparecerem o mais frequentemente possível. É a
este fenômeno que ele dá o nome de anagrama ; ele distingue também o hipo-
grama, uma forma especial de anagrama.
1 O curso de linguística geral é ministrado por Saussure entre 1907 e 1911. Ele seria então, em grande parte,
posterior à pesquisa sobre os anagramas que se estende de 1906 a 1909.
2 No original : « la somme de travail reste (...) impressionnante » (STAROBINSKI, 1971, p.7)

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