Pequena introdução a uma teoria do tributo: tributo como instrumento de poder

AutorIves Gandra da Silva Martins
Páginas136-143
P A N Ó P T I C A
Paptica, Vitória, vol. 6, n. 1 (n. 21), 2011
ISSN 1980-775
PEQUENA INTRODUÇÃO A UMA TEORIA DO TRIBUTO: TRIBUTO
COMO INSTRUMENTO DE PODER
Ives Gandra da Silva Martins
No século XX, o homem começou a explorar os espaços exteriores à atmosfera e a desvendar o
Universo, ainda que de forma superficial e com falhas consideráveis nos diagnósticos e
conclusões. A cada nova descoberta, deslumbra-se com novidades observadas na imensidão
sirea e modificam-se afirmações apressadas, a maior parte delas formuladas ao tempo das
investigações possíveis apenas por telescópios.
A teoria do “Big-Bang”, ou seja, da grande explosão que originou o Universo ainda permanece.
De certa forma, o “Big-Bang” já era conhecido, metaforicamente, – na palavra revelada do Velho
Testamento – pelo povo judaico, sem maior cultura astronômica, como o “Fiat Lux” do
Gênesis1.
Tamm o povo judaico não desconhecia a ordem da evolução sofrida pelo planeta Terra, depois
de seu surgimento há 5 bilhões de anos, que correspondem, em números temporais fansticos,
aos 6 dias da criação, até o aparecimento do homem, ainda na linguagem poética própria do
inspirado autor do Velho Testamento.
Discute-se hoje, se a teoria formulada na década de 70 no século passado seria consistente, ou
seja, que a explosão lançara os diversos corpos sidéreos na imensidão vazia do Universo, o qual
1 Em hebraico “bara” quer dizer “criar”. L. Monloubou e F. M. du Buit lembram que:O verbo “bara” é então
utilizado como um termo técnico; quer dizer urna ação de Deus que não se compara com nenhuma ação humana, e
uma ação que só o Deus de Israel pode realizar. O significado é ainda mais fluido em certos textos antigos; Amós
4,13 faz um paralelo entre “bara” e os verbos “modelar” e “fazer”. Mas o sentido começa de imediato a ser
precisado. Mesmo não se tratando ainda da “Creatio ex nihilo”, “criação a partir do nada”, o verbo “bara” sugere
algo equivalente que só com o tempo chegará a expressar-se claramente. Então o indefinível tohu-bohu, a partir do
qual Deus criou (aliás, jamais se diz que o ato designado por bara’ parte de uma matéria préexistente), aparecerá
como um puro nada. Portanto, poderá ser ditode Deus que ele “fez tudo do nada” (2Mc 7,28)” (Dicionário Bíblico
Universal, 2ª. Ed., Ed. Vozes, 2003, p. 161/2).

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