Perfil adotivo

AutorHélio Ferraz de Oliveira
Páginas65-66

Page 65

O Perfil adotivo é definido pelo(s) pretendente(s) à Adoção quando da realização do processo habilitatório.

Através do preenchimento do cadastro de adotantes, o(s) pretendentes definem os critérios para localização da criança/adolescente.

Os cadastros variam de estado para estado, entretanto possuem em geral as seguintes possibilidades: sexo, idade, etnia, problemas de saúde (tratáveis, não tratáveis), grupo de irmãos, crianças/adolescentes provenientes de lares com uso de drogas, crianças/adolescentes provenientes de lares com histórico de abusos ou maus tratos.

Quanto mais restritivo o cadastro em geral maior será o período que o(s) pretendente(s) permanecerá(ao) na fila aguardando pela criança/adolescente.

Muitas pessoas questionam a razão de existir uma fila tão longa para adoção com tantas crianças acolhidas institucionalmente, a razão é justamente a incompatibilidade

Page 66

entre a fila de adotantes habilitados e de crianças/adolescentes disponíveis à adoção, justamente pelo perfil procurado.

Grande parte dos pretendentes à adoção busca bebês recém-nascidos (até seis meses de idade), em geral do sexo feminino e de etnia caucasiana.

Em contra partida temos na outra fila (de crianças e adolescentes disponíveis à Adoção) crianças e adolescentes maiores de 5 anos de idade, em geral de etnia parda ou negra em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT