Pesquisas Eleitorais

AutorAlexandre Gonçalves Ramos
Ocupação do AutorAdvogado eleitoralista em São Paulo
Páginas141-150
Manual das Eleições 2018 141
Capítulo VII
Pesquisas Eleitorais
7.1 A pesquisa como fonte de informação e nortea-
mento dos candidatos
As pesquisas eleitorais norteiam os passos dos candidatos
ao mesmo tempo em que sugestionam a escolha do eleitor.
As campanhas mais organizadas, desde quando surge o
desejo do cidadão em ser candidato, buscam, nas pesquisas, em-
basamento técnico para desenhar suas estratégias, pois conse-
guem as mais diversas informações, sendo uma ferramenta im-
prescindível a serviço daqueles que almejam um cargo eletivo.
A par disso, a  m de que as pesquisas não in uenciem de
forma demasiada o eleitorado, o legislador resolveu disciplinar o
tema, impondo limites temporais, bem como algum regramento
mínimo, a  m de que tal instrumento não desequilibre o proces-
so eleitoral, com dados distorcidos, que sugestionem a tomada
de decisão.
Segundo José Jairo Gomes (2015, p. 371), por pesquisa
eleitoral “compreende-se o levantamento e a interpretação de
dados atinentes à opinião ou preferência do eleitorado quanto
aos candidatos que disputam as eleições”.
A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) tratou do tema nos
artigos 33 e seguintes, sem embargo das resoluções expedidas
pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ajudam a regulamentar,
a  m de que não restem lacunas.

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