Planejamento Financeiro e Orçamentário em uma Empresa de Serviços de Advocacia

AutorMariana de Freitas Santos - Juliana Andréia Rüdell Boligon - Flaviani Souto Bolzan Medeiros
CargoCentro Universitário Franciscano, RS, Brasil - Centro Universitário Franciscano, RS, Brasil - Centro Universitário Franciscano, RS, Brasil, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção, RS, Brasil
Páginas180-191
180
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.16, n.2, p.180-191, Set. 2015.
SANTOS, M.F.; BOLIGON, J.A.R.; MEDEIROS, F.S.B.
Mariana de Freitas Santosa; Juliana Andréia Rüdell Boligona; Flaviani Souto Bolzan Medeirosab*
Resumo
Diante de mudanças tão rápidas no macro e microambiente no qual as empresas estão inseridas, os gestores precisam estar atentos e envolvidos
na implementação de estratégias que visam a alcançar os objetivos e o crescimento de suas empresas no mercado. Por isso, cada vez mais a
administração nanceira vem se destacando para contribuir com esse propósito, com a implementação de ferramentas e técnicas de gestão
nanceira aliadas ao planejamento orçamentário. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo principal estruturar o planejamento
nanceiro e orçamentário de uma empresa do setor de serviços de advocacia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa quanto à
natureza, do tipo descritiva, em relação aos procedimentos técnicos, com base em um estudo de caso na referida empresa. Como principais
resultados, destaca-se que o uxo de caixa da organização demonstra que a mesma obtém um ganho satisfatório com sua receita bruta, vinda de
honorários contratados com clientes, mesmo deduzindo todos os gastos com despesas gerais, funcionários, colaboradores, impostos e matéria-
prima. Porém, após a análise nal do uxo de caixa, vericou-se que uma grande porcentagem do saldo nal da empresa está comprometida
com empréstimos ou nanciamentos em bancos, principalmente pelos altos juros e correções que os mesmos proporcionam.
Palavras-chave: Planejamento Financeiro. Planejamento Orçamentário. Projeção de Resultados. Setor de Serviços.
Abstract
Due to rapid changes in the macro and microenvironment in which the companies operate, managers need to be aware and involved on
the implementation of strategies to achieve goals and grow their business in the market. So, increasingly, nancial administration has been
emphasizing in order to contribute to this purpose, with the implementation of tools and techniques of nancial management coupled with
budget planning. Based on this context, this article aims to structure the nancial and budget planning of a company in the legal services sector.
For this, we developed a quantitative research on the nature, descriptive, for technical procedures, based on a case study in that company. As
main results, we emphasize that the cash ow of the organization demonstrates it obtains a satisfactory gain in gross revenue coming from fees
contracted with customers, even deducting all costs associated with overheads, staff, employees, taxes and matter material. However, after
the nal cash ow analysis, it was found that a large percentage of the balance of the company is committed to loans or nancing from banks,
mainly by high interest rates and xes that they provide.
Keywords: Financial Planning. Budget Planning. Projection Results. Service Sector.
Planejamento Financeiro e Orçamentário em uma Empresa de Serviços de Advocacia
Financial and Budgeting Planning in a Legal Services Firm
aCentro Universitário Franciscano, RS, Brasil
bUniversidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção, RS, Brasil
*E-mail: aviani.13@gmail.com
1 Introdução
A economia está se globalizando, sendo este um fenômeno
natural de um sistema econômico aberto, acarretando, por
sua vez, um aumento dos uxos comerciais em diferentes
áreas geográcas, como também da competitividade
(RUETTIMANN, 2013). E diante da competitividade acirrada
em todos os setores, percebe-se que as organizações têm-se
mostrado preocupadas em não perder suas já conquistadas
fatias de mercado. Dessa forma, os gestores se mantêm em
uma busca constante por novas informações e estratégias que
possam contribuir para o seu desenvolvimento organizacional
(CHURCHILL; PETER, 2003; NICOLÒ; JUVENAL, 2014).
Sob esse enfoque, Hoji (2010) complementa que para
uma empresa sobreviver nesse ambiente competitivo torna-
se necessário utilizar avançadas técnicas de gerenciamento
de negócios e, principalmente, manter o foco na gestão
nanceira. O intuito é contribuir e inuenciar a maximização
dos resultados operacionais da empresa, pela utilização de
planejamento e controle nanceiro, com métodos e técnicas
adequadas e ecazes.
Deste modo, o plano nanceiro indica a estratégia
nanceira que a empresa irá utilizar quanto à gestão de seus
recursos nanceiros, e sua principal função é transformar
todas as decisões tomadas nos diversos planos departamentais
no denominador monetário. Dentro deste plano, segundo
Brigham e Ehrhardt (2006) encontra-se o planejamento
nanceiro, ou orçamento nanceiro, o qual é a peça mais
importante pois formaliza o método que a empresa deverá
utilizar para alcançar suas metas nanceiras, e consiste em
uma declaração nanceira formal do que será feito no futuro.
Para desenvolver o planejamento nanceiro, Moura e
Oliveira (2007, p.1) armam que isso “envolve o conhecimento
de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar
os resultados do negócio e projeção de resultados esperados,
possibilitando ao gestor a prevenção quanto às necessidades
ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eciente”.

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