Planejamento para a Implantação

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas31-38

Page 33

O dilema

Se, por um lado, a empresa necessita manter salários competitivos para atrair pessoas capacitadas para seus quadros, por outro lado, os salários representam parcela significativa nos custos, representando um grande dilema. E como manter salários competitivos sem que eles interfiram nos custos, oferendo riscos à competitividade da empresa? Tendo uma política de poucos, bons e bem remunerados. Mas somente isso não é suficiente; é, ainda, necessário cuidar do equilíbrio salarial interno, oferecer oportunidades de crescimento profissional e repensar a forma de remuneração. Existem várias alternativas para isso, que ultrapassam as questões centrais da política clássica de gestão de cargos e salários, a implantação de um plano que propicie carreira profissional e de uma política séria de participação nos lucros ou resultados, além de benefícios diferenciados. Antes de pensarmos no planejamento para a implantação de um plano de cargos e salários ou da revisão do existente, a política de poucos, bons e bem remunerados merece ampla discussão.

Equilíbrio interno e externo

A preocupação central da Administração de Cargos e Salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo.

O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante, porque os colaboradores comumente julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos demais colaboradores. Muitas vezes a insatisfação com a remuneração advém da diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não é visível, maior é a complexidade, ou a responsabilidade, o conhecimento, a capacidade e a produtividade.

O equilíbrio externo é conseguido com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho. Também é muito importante o equilíbrio externo, uma vez que os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Além disso, quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades em conservar seus talentos profissionais.

Para que os equilíbrios interno e externo sejam mantidos, é necessário o desenvolvimento criterioso de um programa de cargos e salários, conforme será discutido até o final deste livro.

Page 34

ETAPAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

Na implantação do programa de Administração de Cargos e Salários em uma organização, é necessário seguir as etapas de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT