Planejamento e mobilidade urbana no Brasil: o uso da bicicleta como uma nova maneira de pensar e construir a cidade / Planning and urban mobility in Brazil: the use of the bicycle as a new way to think and build the city

AutorJanio Laurentino de Jesus Santos, Luiz Eduardo Pereira Ferreira dos Santos
CargoJanio Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2282494423261197. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0730-1271. E-mail: janiosantos@yahoo.com.br / Luiz Eduardo Pereira Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. ...
Páginas113-137
113
Rev. Dir. Cid., Rio de Janeiro, Vol. 14, N.01., 2022, p. 113 -137.
Janio Santos e Luiz Eduardo Pereira Ferreira dos Santos
DOI: 10.12957/rdc.2022.52895| ISSN 2317-7721
PLANEJAMENTO E MOBILIDADE URBANA NO BRASIL: O USO DA BICICLETA COMO UMA
NOVA MANEIRA DE PENSAR E CONSTRUIR A CIDADE
Planning And Urban Mobility In Brazil: The Use Of The Bicycle As A New Way To Think And Build The
City
Janio Santos
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2282494423261197. ORCID: https://orcid.org/0000 -0003-0730-1271.
E-mail: janiosantos@yahoo.com.br
Luiz Eduardo Pereira Ferreira dos Santos
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4367635562880571 ORCID: https://orcid.org/0000 -0002-1031-0884.
E-mail: edugeouefs@yahoo.com.br
Trabalho enviado em 17 de julho de 2020 e aceito em 23 de abril de 2021
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
114
Rev. Dir. Cid., Rio de Janeiro, Vol. 14, N.01., 2022, p. 113 -137.
Janio Santos e Luiz Eduardo Pereira Ferreira dos Santos
DOI: 10.12957/rdc.2022.52895| ISSN 2317-7721
RESUMO
A infraestrutura urbana foi construída para beneficiar as necessidades dos veículos automotores e isso
é algo que se dá historicamente na formação das cidades em todo o mundo. Espaços que seriam de
uso dos pedestres em geral, como espaços públicos e passeios, foram reduzidos, com o objetivo de
alargar das vias, e os espaços para ciclistas e skatistas, como as ciclovias, não são prioridades. Nessa
direção, este artigo tem como objetivo apontar, assim como problematizar, a questão da mobilidade
urbana no Brasil, com ênfase no uso da bicicleta e, atrelado a isto, avaliar o planejamento urbano e
ciclístico. O foco é refletir sobre as contradições que se revelam no contexto da produção das cidades,
com ênfase no papel do Estado e das gestões municipais, ante as escolhas e interesses que enredam
o tema. O texto foi elaborado com base em pesquisa bibliográfica e documental, bem como em
investigações sobre algumas cidades brasileiras. Entende-se que a bicicleta precisa ser integrada à
totalidade do sistema de mobilidade, e assim, com a maior importância desse modal, conjuntamente
com a maior qualidade do sistema de transporte público, a cidade poderá ser mai s saudável,
sustentável, e sobretudo, democrática.
Palavras-chave: Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Bicicleta, Uso, Cidades
ABSTRACT
Urban i nfrastructure was built to benefit the needs of automobiles and this is something that has
historically been built in cities around the world. The spaces that would be used by pedestrians, such
as public spaces and sidewalks, have been reduced, with the aim of expanding the roads, and the
spaces for cyclists and skaters, such as bicycle paths, are not a priority. This article aims to understand
and problematize urban mobility in Brazil, with an emphasis on the use of bicycles and to evaluate
urban and cycling planning. The focus is to reflect on the contradictions that are revealed in the context
of the production of cities, with an emphasis o n the State and municipal administrations, given the
choices and interests that involve the theme. The text was prepared based on bibliographic and
documentary research, and investigations on some Brazilian cities. The bicycle needs to be integrated
into the mobility system. With the increasing importance of this mode, together with the higher quality
of the public transport system, the city may be healthier, more sustainable, and above all, more
democratic.
Keywords: Urban Planning, Urban Mobility, Bicycle, Use, City.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT