Poder moderador e cultura: a relação do poder de preservação com a cultura do Estado

AutorArthur Nadú Rangel
Páginas80-85
PODER MODERADOR E CULTURA: A RELAÇÃO DO
PODER DE PRESERVAÇÃO COM A CULTURA DO
ESTADO
Arthur Nadú Rangel1
A ética e a cultura, não são movimento individual decorrente da
família ou da simples formação moral individual, mas sim, segundo
Lima Vaz, o agir ético deve ser considerado como a ideia do bem,
do correto e, mais precisamente no Estado democrático de direito,
do agir na lei, de acordo com o direito, objetivando o bem comum,
que é característico da vida humana. A moral aqui se encontra
desconstruída pela necessidade de buscar um agir comum que
possa suprimir as individualidades e suprassumir as necessidades
em um agir ético que se encontra no Estado2. O Estado ético,
segundo o professor Joaquim Carlos Salgado, é o Estado justo, que
busca na sua finalidade o agir da justiça, e assim, por ser Estado,
ponto de chegada de todos os cidadãos, é o único legítimo para
realizar a justiça que se encontra como Direito no Estado3.
Neste universal, a cultura do Estado, que é a representação da
história, da moral, da religião e dos costumes, se encontra
inegavelmente colocada como parte do ético. Esta cultura, que
representa o caminhar do Estado na história, é a representação do
poder que não decorre das armas ou da ação de coerção, mas sim
da substância ética consciente de si, que se relaciona com as suas
partes e componentes, em construção dos objetivos que foram
colocados por todos, assim a liberdade é o absoluto da história, o
Estado. Neste sentido, o poder que permeia o Estado não é poder
simples, mas sim um elemento composto pela negação individual,
pelo poder de coerção, como colocado por Matta-Machado, e pelo
poder de permanência como observado por Pimenta Bueno4. Não é
poder que aparece no vazio, mas poder que surge da passagem do
indivíduo para o Estado Ético, a negação do ser que não depende
mais das relações superficiais da sociedade civil de Hegel. Para

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