Política de pós-graduação no Brasil: rumos da produção do conhecimento sob o domínio do capital

AutorMoisés Henrique Zeferino Alves, Kátia Oliver de Sá, Jaildo Calda dos Santos Vilas Bôas Junior
CargoProfessor de Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana- BA. E-mail: moises_alves90@hotmail.com. - Professora de Educação Física. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do quadro docente do Programa de ...
Páginas428-448
POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: rumos da produção do conhecimento sob o
domínio do capital
Moisés Henrique Zeferino Alves
1
Kátia Oliver de Sá
2
Jaildo Calda dos Santos Vilas Bôas Junior
3
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da política nacional de pós-graduação no Brasil,
considerando uma análise dos planos nacionais de pós-graduação (PNPG), sobretudo no que diz respeito aos principais
objetivos e diretrizesAnalisa, aind a, cinco PNPG, através do método de análise imanente,buscando a relação entre a lógica
interna dos documentos e seus determinantes históricos. Constata que a realidade em que se coloca a produção do
conhecimento tem nexos e relações com a Política Nacional de Pós-gr aduação presente nos PNPG, que traçam os rumos
da produção do conhecimento em direção à valorização do cap ital e com o modo de produção capitalista em sua fase
imperialista.
Palavras-chave: Política de pós-graduação. Planos Nacional de Pós-graduação. Prod ução do conhecimento.
POSTGRADUATE POLICY IN BRAZIL: directions for the production of knowledge under th e control of capital
Abstract
This article aims to analyze the development process of the national postgraduate policy in Brazil, considering an analysis of
the national postgraduate plans ( PNPG), especially with regard to the main objectives and guidelines. Analyzes the five
PNPGs, using the immanent analysis method, looking for the relationship between the internal logic of documents and their
historical determinants. It was found that the r eality in which the production of knowledge is placed has links and relations
with the National Postgr aduate Policy present in the PNPGs, which trace the paths of knowledge production towards capital
appreciation and with the capitalist production mode in its imperialist phase.
Keywords: Postgraduate policy. National postgraduate plans. Knowledge production
Artigo recebido em: 10/07/2020 Aprovado em: 25/05/2021
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v25n1p428-448
1
Professor de Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor efetivo da
Rede Municipal de Educação de Feira de Santana- BA. E-mail: moises_alves90@hotma il.com.
2
Professora de Educação Física. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do quadro
docente do Programa de Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC) da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). E -mail:
katia.oliver@pro.ucsal.br
3
Professor de Educação Física. Mestre em Educação pela Universidad e Federal da Bahia (UF BA). Professor efe tivo da
Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia. E-mail: Vilasboasjr1@gmail.com
Moisés Henrique Zeferino Alves, Kátia Oliver de Sá e Jaildo Calda dos Santos Vilas Bôas Junior
429
1 INTRODUÇÃO
Este artigo é parte de estudos de uma dissertação de mestrado produzida no programa de
pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal
da Bahia (UFBA) desenvolvido no grupo de pesquisa Educação, Esporte e Lazer (LEPEL), a partir de
uma pesquisa documental. Tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da política
nacional de pós-graduação no Brasil, considerando uma análise dos Planos Nacionais de Pós-
graduação (PNPG), sobretudo no que diz respeito aos principais objetivos e diretrizes.
A importância da investigação sobre a política nacional de pós -graduação no Brasil, em
especial a contida nos PNPG, consiste no fato de que ela constitui as coordenadas materiais para o
desenvolvimento de atividades no interior dos programas de pós-graduação e, portanto, é um fator
determinante para o processo de desenvolvimento da produção do conhecimento stricto sensu.
Tendo em vista a necessidade de apreender a realidade concreta da política nacional de
pós-graduação, o que significa reproduzir o lógico e o histórico, nos pautamos no processo de análise
imanente
1
, que nos permitiu compreender a realidade dos planos analisados para além do texto
imediato, na medida em que buscamos estabelecer os nexos e relações com as determinações
históricas.
Reconhecemos que a produção do conhecimento stricto sensu hegemônica, que se
desenvolve por dentro dos programas nas universidades, tem se tornado alheia aos interesses da
maior parte da população, a classe trabalhadora, e vem se configurando, predominante, como força
produtiva a favor do capital em seu processo de valorização, contribuindo para manutenção do
processo de alienação da sociedade capitalista
2
.
Portanto, são imprescindíveis as investigações que tomam a produção da ciência como
objeto de estudo, questionando não só a sua lógica interna hegemônica de desenvolvimento, mas
também, os seus nexos e relações com as determinações históricas. Neste sentido, problematizamos a
pós-graduação, levando em conta o que a determina em sua base ontológica, sua política de ciência e
tecnologia desenvolvida em nosso país e, dentro desta, mais especificamente, os fundamentos que
imprimem os PNPG.
2 FUNDAMENTOS DA POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL NA LÓGICA DO CAPITAL
Foi durante o governo militar no estado ditatorial brasileiro que surgiu pela primeira vez a
preocupação com a formação do professor e do pesquisador no contexto universitário. Tal

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT