Políticas públicas para o ensino médio: em análise a escola de tempo integral regular

AutorMaria Alda de Sousa Alves - Marciana Silva de Oliveira
CargoCientista Social. Doutora em Sociologia - Socióloga. Vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE)
Páginas657-674
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: em análise a escola de tempo
integral regular
Maria Alda de Sousa Alves1
Marciana Silva de Oliveira2
Resumo
O trabalho busca discutir a escola de tempo integral regular como proveniente das novas políticas para o ensino méd io,
considerando sua expansão no e stado do Ceará. Utilizando como recurso metodológico a observação participante, a coleta
de dados, a revisão bibliográfica e as entrevistas individuais, procura traçar as perspectivas assumidas pela escola de
tempo integral no que concerne a sua função política, socia l, econômica e cultural, bem como a significação do tempo
escolar para os jovens que chegam ao ensino médio. Os resultados, ainda que parciais, apontam a escola de tempo integral
como produto da globalização que exige uma nova postura da escola pública e da educação média, simu ltaneamente,
modificada pela forma como os agentes escolares, sobretudo, os jovens, usufruem do tempo e do espaço escolar.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Escola. Tempo Integral.
PUBLIC POLICIES FOR MIDDLE SCHOOL: in analysis of school of regular integral time
Abstract
The paper discusses the regular full-time school as coming from the new policies for high school, considering its expansion
in the state of Cear á. Using participant observation, data collection, literature review and individual interviews as a
methodological resource, we sought to trace the perspectives assumed by the full-time school regarding its political, social,
economic and cultural function, as well as the meaning of school time for young people who reach high school. The results,
albeit partial, point to the full-time school as a product of globalization that requires a new posture of public school and
secondary education, simultaneously mod ified by the way school agents, especially young people, enjoy time and school
space.
Keywords: Public Policies. School. Integral Time.
Artigo recebido em: 21/05/2019 Aprovado em: 04/11/2019
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p657-674.
1 Cientista Social. Doutora em Sociologia. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-
Brasileira (UNILAB/CE). E-mail: aldasousa@unilab.edu.br
2 Socióloga. Vinculada a Universidade da Integr ação Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE). E-mail:
marciana.silva10@yahoo.com
Maria Alda de Sousa Alves e Marciana Silva de Oliveira
658
1 INTRODUÇÃO
No Ceará, nos últimos 10 anos vem se destacando a ampliação das escolas de ensino
médio integral com a projeção de dois projetos: a escola de ensino profissional e o Juventude em
Tempo Integral, o que elevou significativamente o número de escolas de educação média neste
modelo, sendo que das 722 escolas estaduais hoje, 230 são em tempo integral. Deste total, 111 são de
ensino regular, e 119 são de ensino profissionalizante. A crescente ampliação da jornada escolar no
ensino médio nos impele a pensar nas motivações para a construção de políticas de alargamento do
tempo na escola, especialmente quando direcionamos nosso olhar para as escolas de ensino médio de
tempo integral regular.Nos discursos oficiais e na fundamentação política dessas escolas a inclusão
social dos jovens aparece como motivação principal. Logo, nos perguntamos: de que forma a
ampliação do tempo pode contribuir para a inserção dos jovens na sociedade?Partindo desse
pressuposto, o trabalho se propõe a analisar como estudo de caso a escola Padre Saraiva
Leão,localizada na cidade de Redenção, no interior do Ceará.
Para Minayo (1994, p.13), o objeto das ciências sociais é histórico. Isto significa que as
sociedades humanas existem num determinado espaço cuja formação social e configuração são
específicas. Assim sendo, sob o ponto de vista sociológico, o estudo de caso da escola Padre Saraiva
Leão busca identificar as especificidades de uma escola de tempo integral regular, localizada no interior
do Ceará, a fim de situar sua condição histórica e os significados que assume enquanto instituição
social, política e pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida utilizando como principal recurso
metodológico a observação participante, de modo a “captar uma variedade de situações ou fenômenos
que não são obtidos por meio de perguntas” (MINAYO, 1994, p. 59-60). A análise documental nos
permitiu analisar aspectos estruturantes do Projeto Político Pedagógico da escola e da própria proposta
educacional das escolas de tempo integral. A entrevista foi utilizada como metodologia que busca
captar nas falas dos indivíduos os significados atribuídos ao seu tempo (jovem) e ao tempo na escola,
conforme Minayo (1994, p.57) “ela não significa uma conversa despretensiosa e neutra, uma vez que
se insere como meio de coleta dos fatos relatados pelos atores”. A fundamentação teórica, elemento
primordial à associação teoria e prática, tem como base os estudos de autores estudiosos da sociologia
da educação e da temática do tempo integral na escola como Cavaliere (2002, 2007), Arroyo (1988,
2009, 2010, 2014), Gadotti (2009), Dayrell (2003, 2007), Krawczyk (2014), Bourdieu (2007), Charlot
(2007, 2014), entre outros.
A escola é o momento de preparação dos indivíduos para etapas posteriores da vida. Este
trabalho busca suscitar o papel da escola de tempo integral enquanto política pública, bem como seu
significado para os atores juvenis e para a sociedade capitalista global. Partindo de uma perspectiva

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