Políticas públicas de fomento à inovação em pequenas e médias empresas no Brasil: estudo de caso da empresa dublauto gaúcha

AutorCarla Rossi Castilho, Paloma de Mattos Fagundes, Gabriela da Silva Schröer, Jaqueline Leopoldo Rebelo Barbosa
Páginas86-105
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS
EMPRESAS NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DUBLAUTO GAÚCHA
Carla Rossi Castilhoa, Paloma de Mattos Fagundesb, Gabriela da Silva Schröerc, Jaqueline
Leopoldo Rebelo Barbosad
a Bacharel em Administração Pública (UFSM). castilhocarlarossi@gmail.com
b Doutora em Agronegócios (UFRGS). palomattos@gmail.com
c Bacharel em Administração Pública (UFSM). gabyschoroer1@hotmail.com
d Bacharel em Administração Pública (UFSM). jaquelrb@ig.com.br
Informações de Submissão
Recebido em 10/06/2017
Aceito em 27/10/2017
Publicado em 25/03/2018
Resumo
Para fazer-se inserir no cenário de competitividade mundial, o Brasil
depara-se num crescente amadurecimento de políticas e ações
voltadas ao adiantamento tecnológico e à inovação como ferramenta
de competitividade e progresso nacional. Numa análise da atual
política brasileira de fomento à inovação, este trabalho visa analisar a
importância das políticas públicas de incentivo ao aumento da
competitividade de pequenas e médias empresas br asileiras a partir
do estudo de caso da empresa Dublauto Gaúcha. Para isso realizou
uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa.
Foram realizados entrevista com um dos dir etores e questionários on-
line com os dois diretores da empresa para informações
complementares. No contexto de inovação analisado, verificou-se
que as políticas públicas de fomento à inovação tiveram papel
fundamental no posicionamento no mercado como empresa
inovadora, aliadas à capacidade empreendedora de sua equipe
diretiva que implantou a gestão de inovação em diversas ações
estratégicas. Por fim, sugerem-se açõ es para a comercialização dos
produtos inovador es, como a participação de profissionais e
pesquisadores de marketing dentro das equipes dos projetos e a
criação de um banco de dados integrado sobre inovações
provenientes de projetos contemplados no Sistema Nacional de
Ciência, Tecnologia e Inovação para serem devidamente
direcionados às compras públicas.
Abstract
In order to be included in the scenario of global competitiveness,
Brazil is faced with a growing maturity of policies aimed at
technological ad vancement and innovation as a tool for
competitiveness and national progress. Considering the current
Brazilian policies to promote innovation, this stud y analyzed the
importance of public policies to encourage the competitiveness of
small and medium-sized companies in B razil, and focused on a case
study in a footwear compone nts manufacturer, Dublauto Gaúcha. In
order to do this, it carried out an exploratory and descriptive
qualitative approach. An interview was conducted with one of the
directors and questionnaires online with the two directors of the
Palavras-chave
Políticas Públicas. Inovação.
Competitividade.
Revista Global Manager Edição Especial v. 17, n. 2, p. 86-105, 2017
87
Keywords
Public Policies. Innovation.
Competitiveness.
company for further information. The innovation co ntext was
analyzed, and it was found that public policies to pr omote innovation
played a fundamental role in the market positioning as an innovative
company together with the entrep reneurial skills of managers, who
implemented innovation management in strategic actions. Finally,
some actions were suggested for marketing innovative products, such
as the participation of professionals and marketing researchers within
the project teams and the creation of an integrated database on
innovations co ming from proj ects contemplated in the National
System of Science, Technolo gy And Innovation to be p roperly
directed to public procurement.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, em um mundo globalizado e extremamente competitivo, um importante
instrumento acelerador do crescimento econômico nas principais economias e também nos países
emergentes ocorre através da inovação. É por meio desta que suas empresas se diferenciam, tornando-se
competitivas e trazendo ao mercado produtos e serviços novos e revolucionários que beneficiam o
coletivo e impulsionam o crescimento territorial. Deste modo, o foco e incentivo das políticas públicas à
Ciência, Tecnologia e Inovação passaram a ser questão de Estado, revelando-se como fator estratégico
na sobrevivência e prosperidade das empresas e no consequente desenvolvimento econômico e social
das nações.
Neste panorama, este estudo traz o caso da empresa Dublauto Gaúcha, criada em 2003 com
foco no mercado calçadista para a produção de componentes na cidade de Ivoti, RS. Para destacar-
se no mercado e fugir da concorrência, opta por agregar valor aos seus produtos e, desde 2005,
quando implantou a Gestão da Inovação, tem ações estratégicas numa trajetória crescente de
produtos diferenciados e inovadores que impactam progressivamente em seu faturamento anual.
Assim, a empresa teve a sua inflexão à inovação através de participação em um primeiro projeto de
subvenção econômica - instrumento de política governamental - em 2006, que lhe oportunizou o
lançamento de uma linha especial de componentes inteligentes voltados ao conforto do usuário de
calçados, inovando no seu segmento de atuação através do uso da nanotecnologia aplicada a têxteis.
Entretanto, na busca por competitividade, muitas empresas brasileiras sobrevivem no mercado ,
muitas vezes, sem o devido conhecimento da amplitude dos incentivos públicos capazes de promover-
lhes sustentação e crescimento. Diante disso, com intuito de analisar as políticas públicas de incentivo
e fomento à inovação no país, este artigo questiona: “Os programas de apoio e incentivo à inovação
no Brasil estão atingindo o resultado proposto pelas políticas públicas estabelecidas como estratégia
para o real aumento da competitividade em empresas de pequeno e médio porte?

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