Políticas públicas para a juventude nos planos plurianuais de 2004-2007, 2008-2011 e 2012-2015
Autor | André Nunes - Mauro Eduardo Del Grossi - Jovanio Luiz Pereira - Denis Costa Reis |
Páginas | 1045-1064 |
Artigo recebido em: 08.02.2016 Aprovado em: 07.11.2016
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v21n2p1045-1064
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE
NOS PLANOS PLURIANUAIS DE 2004-2007,
2008-2011 E 2012-2015
André Nunes1
Mauro Eduardo Del Grossi2
Jovanio Luiz Pereira3
Denis Costa Reis4
Resumo
O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária
$QXDOVmRLQVWUXPHQWRVFRQVWLWXFLRQDLVGRSRGHUS~EOLFRSDUDHVWDEHOHFHURQGH
HFRPRRV VHXVUHFXUVRVVHUmR XWLOL]DGRV1DV~OWLPDVGpFDGDV DVSROtWLFDVS~-
blicas para a juventude no Brasil passaram a ter um papel destacado, tanto
QDOHJLVODomRTXDQWRQRYROXPH¿QDQFHLURGHVWLQDGRDH[HFXWiODV(VWHDUWLJR
objetiva analisar os Planos Plurianuais de 2004-2007, 2008-2011 e 2012-2015,
bem como as estimativas de receita da União nestes períodos, e,com base na
1 Economista, Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Professor do
3URJUDPDGH 3yVJUDGXDomR HP *HVWmR 3~EOLFD 33*3 H QD *UDGXDomR GH *HVWmR GR
Agronegócio da UnB. E-mail:
andrenunes@unb.br
2 Engenheiro Agrônomo, Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP), Pós-doutorado em Medidas de Segurança Alimentar, Professor Associado
na Faculdade UnB Planaltina, integrante do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
(PROPAGA) e do PPGP. E-mail:
delgrossi@unb.br
3 &RQWDGRU0HVWUDQGRHP*HVWmR3~EOLFDSHOR33*3GD8Q%(PDLO
jovaniop@hotmail.
com
/ Universidade de Brasília – UnB: Campus de Planaltina - Vila Nossa Senhora de
Fátima- Brasília, DF. CEP: 70354-050.
4 )LORVRIRH$GPLQLVWUDGRU0HVWUDQGRHP*HVWmR3~EOLFDSHOR33*38Q%6HUYLGRU3~EOLFR
do Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM/DF). E-mail:
denis_reis@
hotmail.com
/ Secretaria de Estado da Mulher – SEM-DF: SCN, Ed. Venâncio 2000 –
Brasília, DF. CEP: 70000-000
1046
André Nunes | Mauro Eduardo Del Grossi | Jovanio Luiz Pereira | Denis Costa Reis
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v21n2p1045-1064
H[HFXomRRUoDPHQWiULDDQXDOLGHQWL¿FDUTXDLVIRUDPRVSURJUDPDVGHVHQYROYL-
dos pelo Governo Federal destinados à emancipação da juventude. Os resulta-
dos apontam elevação dos gastos da União com a juventude nos três períodos e
PHQRUH[HFXomRGHVVHVJDVWRVQR~OWLPRSHUtRGRDQDOLVDGR
Palavras-chave:3ODQR3OXULDQXDOSROtWLFDVS~EOLFDVMXYHQWXGH
PUBLIC POLICIES FOR YOUTH IN THE PLURIANNUAL
PLANS OF 2004-2007, 2008-2011 AND 2012-2015
Abstract
The Pluriannual Plan, the Budget Guidelines Law and the Annual Budget Law
DUHWKH SXEOLFSRZHU¶VFRQVWLWXWLRQDO LQVWUXPHQWVWR HVWDEOLVKZKHUH DQGKRZ
its resources will be used. In the last decades, public policies for the youth in
%UD]LOKDYHFRPHWRSOD\DSURPLQHQWUROHERWKLQOHJLVODWLRQDQG¿QDQFLDOYR-
lume destined to implement them. This article aims to analyze the Pluriannual
3ODQVRIDQGDVZHOODVWKH8QLRQ¶VUHYHQXH
estimates for these periods and based on the annual budgetary execution, iden-
WLI\WKH SURJUDPV GHYHORSHG E\WKH )HGHUDO *RYHUQPHQWGHVWLQHG WR \RXWK¶V
HPDQFLSDWLRQ7KHUHVXOWVVKRZ DQLQFUHDVHLQWKH8QLRQ¶VVSHQGLQJRQ\RXWK
in the three periods and the lower execution of these expenditures in the last
analyzed period.
Key words: Pluriannual Plan, public policies, youth.
1 INTRODUÇÃO
Na virada do milênio, os países-membros da Organização das
Nações Unidas (ONU) proclamaram, durante a Conferência do Mi-
lênio, uma agenda para o desenvolvimento global, cujas políticas
centrais estão relacionadas aos anseios e bem-estar da população,
em especial dos mais necessitados. Quanto às metas do milênio para
a juventude, decidiu-se “[...] formular e aplicar estratégias que pro-
porcionem aos jovens de todo o mundo a possibilidade real de en-
contrar um trabalho digno e produtivo.” (ORGANIZAÇÃO DAS
NAÇÕES UNIDAS, 2000, p. 9). Por se tratar de problemas globais
nos quais o Brasil possui destaque considerável, o sucesso rumo ao
desenvolvimento do país depende de parcerias que demonstrem cla-
reza e transparência quanto aos reais interesses das partes envolvidas
nesse processo. (SCHMITZ, 2014).
Essas metas resultaram de intensos debates nos anos anterio-
UHVTXDQGRDVSROtWLFDV S~EOLFDVWDQWRHFRQ{PLFDVTXDQWRVRFLDLV
ganharam maior visibilidade ante a preocupação dos governos com a
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