Potenciais modelos de negócios disruptivos no mercado contábil: estudo de caso com empresas brasileiras

AutorGiovana Sordi Schiavi, Ariel Behr, Gwendole Ramos Duarte
CargoDoutora em Administração (UFRGS) Professora Substituta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil - Doutor em Administração (UFRGS) Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil -...
Páginas105-123
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Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 18, n. 48, p. 105-123, jul./set., 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021. e77767
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Potential disruptive business models in the accounting market: case study with Brazilian companies
Potenciales modelos de negocios disruptivos en el mercado contable: estudio de caso con
empresas brasileñas
Giovana Sordi Schiavi*
Doutora em Administração (UFRGS)
Professora Substituta do Departamento de Ciências
Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciênc ias
Econômicas (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil
giovanaschiavi@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0002-8032-5598
Ariel Behr
Doutor em Administração (UFRGS)
Professor Adjunto do Departamento de
Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências
Econômicas (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil
ariel.behr@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0002-9709-0852
Gwendole Ramos Duarte
Mestre em Admini stração (UFRGS), Porto Alegre /RS, Brasil
gwen.duarte@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8311-6751
Endereço do contato principal para correspondência*
Avenida João Pessoa, 52, Bairro Centro Histórico, CEP: 90040- 000 - Port o Alegre/RS, Brasil
Resumo
Visando a s ustentabilidade e competitividade no mercado, empresas contábeis buscam compreender as
transformações geradas pelas novas tecnologias digitais, que estão impactando a profissão contábil e
inovando diferentes elementos dos ne gócios. Ne sse contexto, o presente estudo tem como objetivo
descrever as características de potenciais modelos de negócios disruptivos existentes no mercado contábil
brasileiro, por meio de um es tudo de c aso único e integr ado c om seis empresas inovadoras atuantes em
diferentes áreas da c ontabilidade. Apesar da emersão de no vos modelos de ne gócios serem um alerta para
as mudanças no cenário contábil empresarial, os resultados evidenciaram que os m odelos tradicionais
ainda estão sendo pouc o perturbados pelos modelos inovadores, em especial por s e concentrarem em uma
fatia específica do mercado, não explorada costumeiramente pelos modelos tradicionais. Os resultados
evidenciaram a infl uência de novos recursos tecnológic os apoi ando ati vidades e process os cont ábeis; e o
conhecimento contábil como recurso essencial para ambos os modelos de negócio.
Palavras-chave: Modelos de negócios; Modelos de negócios disrupti vos; Tecnologia digital; Inovação;
Contabilidade
Abstra ct
Aiming at sustainability and co mpetitiveness in the market, accounting companies seek to understand the
transformations generated by new dig ital tech nologies, which are impacting the accounting profession and
innovating different elements of t he business . In this context, this study aim s to describe the characteristics
of potentia l disrup tive busi ness m odels in the Brazilian accounting m arket, through a single and integrated
case study with six innovative companies operating in different areas of accounting. Although the emergence
of new busi ness models is an a lert to chang es in the business accounting scenario, the results showed that
traditional models are still little disturbed by innovative models, especially as they focus on a specific slice of
the market, not usually explored by trad itional models. The results show ed the influence of new technolog ical
resources as a support of the accounting activities and processes; and accounting knowledge as an
essential resource for both business models.
Keywords: Business models; Dis ruptive business m odels; Digital technology; Innovation; Accounting
Resumen
Con el objetivo de la sostenibilidad y la competitividad en el mercado, las empresas contables buscan
Potenciais modelos de negócios disruptivos no mercado contábil: estudo de caso com empresas brasi leiras
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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 18, n. 48, p. 105-123, jul./set., 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021. e77767
comprender las transformaciones que generan las nuevas tecnologías d igitales, que es tán impactando la
profesión contable e inno vando diferentes elementos del negocio. En este contexto, este estudio tiene como
objetivo describir las características de los modelos de negocio potencialmente disruptivos en el mercado
contable brasileño, a través de un estudio de caso único e integrado con seis empresas innovadoras que
operan en diferentes áreas de la contabilidad . Aunque la aparición de nuevos modelos de negocio es una
alerta a los cambios en el escenario de la contabilidad empresar ial, los resultados mostraron que los
modelos tradicionales todavía se ven poco afectados por los modelos innovadores, especialmente porque
se centran en un segmento específico del mercado, que no se suele explorar. modelos tradicionales. Los
resultados mostraron la influencia de nuevos recursos tecnológicos que apoyan las actividades y los
procesos contables; y el conocimiento c ontable como recurso fundamental para am bos modelos de negocio.
Palabras clave: Modelos de negocios; Modelos de negocios disruptivos; Tecnología; Innovación;
Contabilidad
1 Introdução
Para auxiliar no processamento dos dados e na divulgação das informações, o profissional contábil
incluiu diferentes recursos tecnológicos em sua rotina de trabalho ao longo do tempo (Gelinas & Gogan,
2006). Desde os primeiros sistem as informacionais computadorizados, at é os softwares contábeis, os
sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) e o advento da internet, todos esses recursos revelam
alterações significativas no funcionamento dos processos contábeis (Knudsen, 2020). Atualmente, as novas
tecnologias digitais são as respons áveis por m udanças significativas em diferentes segmentos, inclusive na
Contabilidade (Remane, Hanelt, Nickerson, & Kolbe, 2017). O uso de softwares de armazenamento e
análise de dados, de solu ções em nuvem, de plataf ormas digitais e de sistemas para gerenciamento de
documentos são exemplos de tecnolog ias digitais que permitem maior flexibilidade nas ações dos
contadores (Bygren, 2016; Sebastian et al., 2017; Knudsen, 2020).
Entretanto, mais desafiante que a incorporação de novas soluções tecnológicas nos processos
contábeis é a m aneira pela qual essas tecnologias modificam os fundamentos dos tradicionais m odelos de
negócios (Dimitriu & Matei, 20 15). Além do suporte às atividades, essas soluç ões possuem potencial de
mudança nos negócios (Bygren, 2016; Remane et al., 2017). Frey e Osborne (2017) destacam que a
compreensão da mudança tecnológica e sua influência sobre os negócios é fundamental para garantir a
sobrevivência e sustentabilidade das empresas contábeis. O atual cenário aponta que diferentes elementos
de negócios estão sendo alterados para se aproveitar as oportunidades que surgem com as novas soluções
digitais (Remane et al., 2017).
Dimitriu e Matei (2015) r evelam, por exemplo, que as soluções digitais modificam, principalmente,
as atividades; e a agilidade no acesso às inform ações permite que o utros elementos sej am alterados, como
os aspectos financeiros. Para Basova (2017), a eficiênc ia adquirida pelo uso de novos recur sos
tecnológicos tem potencial para contrib uir com a proposição de valor, ao oferecer para os clientes s oluções
de análise de dados. Esses aspectos destacam a importância de se compreender as estruturas dos
modelos de negócios em contextos de alterações tecnológicas (Met allo, Agrifoglio, Schiavone, & Mueller,
2018). Isso porque os modelos de negócios são ferramentas que auxiliam a criar ou modificar estruturas de
negócios, sendo o Canvas um m odelo que sis tematiza aspectos estratégicos, operacionais e financeiros, e
que permite ajustes para acompanhar as tendências do mercado (Oster walder & Pigneur, 2011).
A preocupação na organização dos elementos empre sariais tem desper tado o interesse de gestores
para a inovação dos modelos de negócios (Schiavi, Behr, & Marcolin, 2019). Nesse s entido, os m odelos de
negócios disruptivos surgem para substituir os modelos existentes, adequand o as estruturas
organizacionais às novas tecnologias e possibilitando a oferta de produtos ou serviços de valor único ao
mercado (Mitchell & Coles, 2004; Markides, 2006; Hwang & Christensen, 2008; Wu, Ma, & Shi, 2010). N o
contexto das empresas contábeis, a própria natureza dos negócios está se alterando em função das novas
soluções tecnológicas. A automatização e a digitalização das atividades não só trazem eficiência para o
cumprimento das obrigações contábeis (Knudsen, 2020), como criam oportunidades de fornecer serviços de
alto valor agregado (Baron, 2016; Bas ova, 2017).
Diante desse contexto, este artigo tem por objetivo descrever as características de potenciais
modelos de negócios disruptivos existentes, atualmente, no m ercado contábil brasileiro. Realizou-se um
estudo de caso único e integrado, c om empresas atuantes em diferentes áreas da Contabilidade, as quais
vem bus cando i novações para seus negóc ios. Na etapa de coleta dos dados, foram realizadas entrevistas
com os gestores e coletados documentos institucionais dessas empresas. Com plementarmente, foram
feitas entrevistas com profissionais acadêmicos e de mercado, que auxiliaram a caracterizar os tradicionais
modelos de negócios da área contábil, possibilitando uma comparação com os novos modelos que surgem
diante da entrada de novas tecnolog ias.
Chiu, Liu, Muehlmann e Baldwin (2019) destacam que as mudanças proporcionadas pelas
tecnologias digitais no campo contábil merecem a atenção de pesquisadores e gestores. Investigar esse
cenário emergente é necessário, em razão das mudanças no mercado contábil pelas inovações que surgem

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