Prefácio

AutorSayonara Grillo Coutinho Leona da Silva
Ocupação do AutorOrganizadora
Páginas9-10

Page 9

Muito honradas aceitamos o convite de prefaciar esta obra coletiva, cujos articulistas/pesquisadores contam com o reconhecimento do mundo acadêmico intelectual pela qualidade de suas pesquisas no campo do Direito do Trabalho.

A estrutura do livro denota a coerência e a atualidade das questões debatidas. Com a participação de diversos autores, cumpre a expectativa das obras coletivas, a alta qualidade dos artigos, a promoção do debate plural e do confronto saudável de ideias e conceitos. Contudo, não somente isso; o presente livro vai muito além: explicita histórias de vida e, principalmente, traduz de forma exemplar o estado da arte do debate contemporâneo, dos redesenhos institucionais das relações de trabalho, revelando as contradições saudáveis do mundo acadêmico.

Provoca o leitor ao sair do conforto dogmático. A diversidade das experiências dos autores estabelece um espelho com os temas e abordagens definidos, e sua inquietude se expressa na escolha dos temas problematizados, nas pesquisas acadêmicas que inspiraram os artigos, nas suas respectivas práticas profissionais, sobretudo como educadores/formadores de juristas atuantes, criativos, questionadores, críticos. Esta, aliás, é a tradição da Faculdade Nacional de Direito, como já advertia o professor hermes Lima: “A ambiência de nossa faculdade é antidogmática, é antissectária, exatamente porque, entre nós, mesmo os convencidos querem ouvir e aprender” (Sala da Congregação da FND).

Na contramão do processo de globalização, que a tudo e a todos uniformiza, a obra é pautada pela pluralidade/diversidade de autores que, embora tenham formação diferenciada e em tempos distintos, conseguem estabelecer identidade, ainda que reunindo experiências diversificadas.

Obra que associa práticos e teóricos que, por sua vez, também rompem suas respectivas barreiras em uma proposta que costura teoria e prática, contrariando um pouco a tese de Bourdieu que, ao analisar o campo jurídico na França, distingue os práticos (magistrados) dos teóricos (acadêmicos).

Interessante destacar a base fática das pesquisas – a relevante análise qualitativa de dados fáticos –, notadamente das Ações Diretas de Inconstitucionalidade ajuizadas por entidades sindicais em matéria trabalhista, que buscam analisar a interpretação da Constituição por diferentes intérpretes, concebendo os tribunais como arenas de debates e embates entre esses diversificados atores, como espaço de disputa de ideias/ideais, pelo conteúdo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT