Prefácio

AutorIvo de Paula
Páginas7-10

Page 7

Ao ser convidado para escrever esta introdução ao novo livro "A Fidelidade Partidária no Direito Brasileiro e sua Aplicação" dos amigos Vinícius Cordeiro e Anderson Claudino da Silva, não só me traz a honra de fazê-lo, mas também a obrigação de notar a extrema devoção que ambos os autores têm ao tema do Direito Eleitoral.

Não posso iniciar sem tratar, anteriormente, do excepcional livro de "Crimes Eleitorais e seu Processo".

Cabe aqui um breve exame de ambos os títulos, primeiro, por se tratar de obras que estabeleceram um marco para doutrinadores, estudiosos e também para os advogados engajados na matéria perante os tribunais especializados, sendo certamente uma agradável leitura aos neóitos eleitoralistas.

Inicialmente, ao se rever o livro "Crimes Eleitorais e seu Processo", temos seções que estabelecem uma compreensão do tema de forma a estabelecer parâmetros importantes para a doutrina sobre o tema, que foram objeto de citações em julgados no Tribunal Superior Eleitoral, inclusive no STF, e em comentos doutrinários posteriores.

Page 8

Os autores, de maneira genial, trataram da sua conceituação, dando uma explicação funcional de sua natureza e avançaram na classiicação, codiicação pela lei atual e exempliicação da variedade de crimes que têm acontecido durante o período da normalidade democrática e da nova legislação eleitoral.

Como a obra tem um evidente cunho doutrinário, formador de conceituação jurídica para embasamento do advogado, juízes e magistrados dos tribunais superiores, não se furtou a tratar do processo eleitoral em si, tratando desta matéria como complementar e com excelência exemplar.

Ainal, sendo os autores militantes de grande sucesso na justiça eleitoral e, com a obra citada, na verdade, pioneiros e doutrinadores da matéria, exploraram também a questão dos recursos criminais eleitorais com grande maestria.

Importante citar a gama de recursos especíicos, o que alerta e faz em si doutrina para operar grande inluência em toda e qualquer litigância na justiça eleitoral brasileira.

A obra "A Fidelidade Partidária no Direito Brasileiro e sua Aplicação" é um novo começar na doutrina da matéria de direito eleitoral para o Brasil, na especiicidade do tema.

Os autores retornam ao campo do direito eleitoral, novamente com obra pioneira e sem comparação, tratando do novo tema, que muito tem causado con-

Page 9

trovérsia, de forma cristalina e brilhante, o que não poderia diferente, visto que, na obra anterior, tais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT