Prefácio

AutorJosé Fiker
Ocupação do AutorDoutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas5-6

Page 5

Francisco, um amigo seu de São Paulo está a sua procura.
– Quem é ele?
– Não sei, mas insiste em encontrá-lo. Foi assim que iniciou o meu primeiro contato pessoal com José Fiker. Corria o ano de 1990, marcado pelo confisco do Plano Collor, e mesmo assim ousamos realizar o VI COBREAP (Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias), onde ele veio nos prestigiar e queria conhecer aquele que tantas vezes o procurou via telefone, permitindo-nos tratar como amigos.

Ao longo dos anos que se sucederam a esse primeiro encontro, no congresso realizado em Belo Horizonte, estreitamos esta amizade, sendo que por diversas vezes fui ao seu encontro em São Paulo, onde guardamos boas recordações, normalmente ao sabor de pizzas ou picanhas.

O convite para prefaciar esta obra me tocou profundamente, não só pela deferência da escolha, mas pela tarefa gratificante de participar de um assunto que sempre me aproximou de Fiker, talvez pela coincidência da formação dupla, em Engenharia e Direito, cuja importância da redação didática foi sempre uma preocupação de ambos.

A leitura do livro me fez recordar uma história que envolve o presidente mundial da Rolex, a famosa marca suíça de relógios, ao ser indagado por um jornalista:

Page 6

Presidente, como vai o mundo dos relógios?
– A resposta veio fulminante:
– Relógios? Não sei. Nossos produtos são joias. Embora possa soar estranho a correlação desta história com o presente livro, gostaria de adentrar no trabalho executado pelos peritos e assistentes técnicos, especialmente no que se refere à árdua tarefa de elaborarem trabalhos técnicos voltados para um público leigo.

Por isso, busquei a analogia anterior, uma vez ser imperativo entender que nossos trabalhos não consistem em elaborar laudos, pois o que temos que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT