Prefácio

AutorMaria de Lourdes d'Arrochella Lima Sallaberry
Páginas9-10

Page 9

Maria de Lourdes d’Arrochella Lima Sallaberry

Desembargadora aposentada; Ex-Presidente do TRT da 1ª Região.

No momento em que a coragem supera o medo e se encontra com a honra, aceita-se o prazeroso encargo de prefaciar uma obra que homenageia um amigo.

A sequência da ousadia é encontrar-se a medida e o foco. Socorro-me, para tanto, como um fiel da balança, da amiga de todos, Desembargadora Maria José Aguiar Teixeira Oliveira, que me auxiliou na elaboração dessa peça, com seus cortes, seus brilhantes acréscimos e sábias considerações. O plural aqui utilizado não é modéstia, senão o somatório de duas cabeças, quatro mãos e dois corações.

Sabido que em um prefácio, conforme protocolo próprio, apresenta-se, ainda que de forma sintética, o escritor e a obra, gizando-se aqueles aspectos que se considera, aos olhos do prefaciante, mais relevantes ressaltar, a elaboração dessa profunda e abrangente obra resta evidenciada, desde logo, pela escolha dos articulistas que aqui emprestam seus talentos jurídicos, todos, jurisperitos de renome, à altura, portanto, do homenageado.

O leitor se deparará com questões atuais, decorrentes da controvertida e polêmica reforma trabalhista introduzida pela Lei n. 13.467/2017, segundo a visão sempre abalizada dos mais legitimados expoentes do direito do trabalho, conhecedores profundos deste ramo do direito, complexo e delicado porque, em essência, mexe com a sobrevivência do ser humano e talvez, por isso, tão mal compreendido.

A leitura, portanto, será útil, necessária e amena. Um verdadeiro passeio pelas mais notáveis observações e opiniões acerca dos vários cenários em que o Direito do Trabalho se desenrola e cumpre o seu árduo protagonismo.

Esta obra, sem qualquer sombra de dúvidas, além de ser um convite a pensar e repensar o conhecimento, fala por si. Assentada em artigos da lavra de exímios conhecedores da ciência do direito, pares da vasta cultura do homenageado, este livro merece ocupar lugar de destaque na estante do leitor, para consultas e reflexões contínuas.

Uma homenagem é prova de respeito e admiração e não poderia ter sido melhor a expressão destes sentimentos, senão o nome de Aloysio Corrêa da Veiga que a muitos inspira. Aos que o veem e àqueles que com ele convivem desde que nasceram. Não por outro motivo a justa homenagem que seus filhos, Mauricio Corrêa da Veiga e Matheus Corrêa da Veiga, e seu amigo Ministro Douglas Alencar Rodrigues, lhe prepararam ao idealizarem e coordenarem esta...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT