Prefácio

AutorMauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga
Páginas11-12

Page 11

Jovem jurista já dotado de comprovada autoridade, Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga convidou-me para prefaciar este seu novel livro, fato que é mais uma alegria do que uma honra, porque se a honra pode ser imerecida, a alegria nunca a é, posto que a alegria não está nas coisas, está em nós.

Ser humano comunicativo, educado e simples, milita, com sucesso, como advogado de clubes e de atletas, seja na Justiça Desportiva, seja na Justiça do Trabalho, fazendo-o com lealdade, equilíbrio, coerência e domínio da área, conquista amizades e reconhecimentos dos que o conhecem. E não seria descabido assinalar que estas qualidades intrínsecas e extrínsecas o tornaram um dos cinco principais palestrantes convidados e requisitados para quase todos os seminários e conferências nacionais, fruto do fiel compromisso, da singular dedicação e do seu desmedido amor pelo Direito Desportivo.

Esta obra — Direito e Desporto — condensa preciosos ensinamentos, que certamente serão de uso quase-compulsório não apenas por advogados, magistrados, procuradores e acadêmicos de Direito, mas por todos aqueles que se interessam pelo fenômeno desportivo, tais como atletas, dirigentes, árbitros e torcedores. Com efeito, este livro conjumina teorias e práticas jusdesportivas atuais, variadas e polêmicas, onde o autor não pretende ser dono da verdade e faz uso de uma linguagem simples, objetiva e sem circunlóquios.

De outra parte, esta publicação abre espaço para a interpretação de ditames e normativos jus-desportivos onde o Dr. Mauricio Veiga, com engenho, arte, independência e sensibilidade jurídica, procura fazer a harmonização de normas convergentes e compatibilização de normas divergentes, diante da incidência plural dos ordenamentos jurídico-desportivos nacional e internacional.

Note-se que o encontro entre Direito e Desporto conduz a atividade desportiva a um regramento jurídico cada vez mais extenso e complexo, onde se cruzam exigências e inspirações promanadas dos mais diversificados ramos do Direito. E essas dimensões não passaram in albis. Ao revés, estão contempladas nesta construção jus-desportiva temas vinculados ao constitucional, civil, penal, trabalhista, previdenciário, internacional, tributário, sem olvidar a Justiça Desportiva, o Estatuto do Torcedor e a lege ferenda desport...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT