Prefácio da 2ª Edição

AutorCarlos Augusto Arantes/Marcelo Suarez Saldanha
Páginas13-14

Page 13

O prefácio de uma obra é sempre desafiante. Mais do que apresentar o autor da obra, visa estimular os leitores a esmiuçarem o conteúdo dela, tirando real proveito. Mesmo sabendo destas dificuldades, aceitei o honroso convite que me foi formulado pelo Ilustre Engenheiro Agrônomo, Doutor Carlos Augusto Arantes, não só pela longa amizade que nos une, como (e principalmente) pelas inegáveis qualidades da obra que me apresentou.

Sem o receio de incidir num lugar comum, proclamo que o mundo político e jurídico nacional muito se enriquecerão com esta literatura “Avaliações de Imóveis Rurais”.

Uma das características da mentalidade brasileira é o encantamento retórico; as pessoas tendem a se empolgar com expressões mágicas. A presente obra vai muito mais além: o único meio de você ajudar o ser humano é fazê-lo se ajudar, para isso utiliza fontes de estudos e fundamentos técnicos importantíssimos para o aprimoramento dos profissionais que atuam efetivamente também na área jurídica; cálculos, metodologias e resultados embasados em estudos de legislações pertinentes, criando-se um material muito valioso para pesquisa e uma ferramenta essencial para o trabalho.

Não obstante o trabalho facilitar a atividade profissional dos que atuam na engenharia de avaliações, é interessante perceber que a leitura cria amplas condições dos profissionais do Direito buscarem informações fundamentadas, podendo utilizar no trabalho para elaboração de peças processuais e também em decisões para soluções das lides que são apresentadas ao Poder Judiciário.

Ler, refletir e agir sobre os problemas técnicos que o livro aponta, certamente pode ser um bom começo para transformar as coisas para melhor, criando um caminho mais justo entre as avaliações dos imóveis rurais e o Direito.

Ao ler a brilhante obra, tive a sensação de estar assistindo a uma...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT