Prefácio de Georgenor de Souza Franco Filho

AutorGeorgenor de Sousa Franco Filho
Ocupação do AutorDesembargador do Trabalho de carreira do TRT da 8ª Região, Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Doutor Honoris Causa e Professor Titular de Direito Internacional e do Trabalho da Universidade da Amazônia, Presidente Honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Membro da Academia ...
Páginas9-11

Page 9

A primeira edição deste "Direito Sindical" circulou em 2000. Mais de três lustros após, a generosidade de José Claudio Monteiro de Brito Filho chamou-me para prefaciar esta 6ª edição, repetindo o que fizera no início do milênio e, em 2007, aquando da 2ª edição.

Imaginam os leitores como me encontro, premiado pelo convite de José Claudio. E é assim, apenas Zé, brasileiramente Zé. Um dos jovens mais competentes, estudiosos e capazes com quem tenho aprendido a conviver e admirar e aprendido a aprender.

Em 27 de fevereiro de 2015, a Academia Brasileira de Direito do Trabalho reuniu-se em Belém, na sede da Academia Paraense de Letras. O auditório da APL estava verdadeiramente lotado, e tocou-me proferir o discurso de recepção ao novo Acadêmico da ABDT, que é justamente o autor deste Direito Sindical.

Devo reproduzir excertos de meu discurso, e o faço na certeza de que ali, e agora neste prefácio, expresso o pensamento de toda a comunidade jurídica do Norte do Brasil, que convive cotidianamente com o homenageado:

Sou fã de carteirinha de José Claudio Monteiro de Brito Filho, que já foi o Zé Claudinho, dos tempos em que, jovem, o conheci nos corredores da Justiça do Trabalho, ao lado de seu Pai, meu dileto colega José Claudio sênior; passou a Zé Claudio, quando foi ganhando seus próprios vôos; e que agora pode ser apenas o Zé, porque todos sabem que se trata de um singular nome das letras jurídicas do Brasil.

Há muitos anos afirmo que ele é um dos grandes nomes da ciência jurídica deste século XXI em nossa região, com repercussão para além: no Novo Mundo (estivemos juntos palestrando na Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina, mas, também, já ensinou no Peru, Paraguai, Chile e México) ou no Velho (fez cursos no Centro de Estudos da Organização Internacional do Trabalho em Turim).

..............................................................................................................

Sua atividade profissional sempre foi brilhante. Procurador do Estado do Pará e advogado trabalhista de 1988 a 1993, nesse ano foi aprovado em concurso e ingressou no Ministério Público do Trabalho, como

Page 10

Procurador do Trabalho, e, a partir de 1998, foi promovido Procurador Regional, aposentando-se em 2010, recebendo homenagem de seus colegas de Ministério Público do Trabalho que, com o selo da prestigiosa LTr de São Paulo, lançaram a obra coletiva Temas de direito sindical.

Professor Associado da UFPA, de 1994 a 2010, donde agora é...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT