Primeiras Linhas

AutorCleyson de Moraes Mello/José Rogério Moura de Almeida Neto/Regina Pentagna Petrillo
Páginas1-5
Primeiras Linhas
Vivemos em uma época de grandes transformações. A edu-
cação já vivencia um cenário na era digital, tecnológica e com
novos modelos de negócios. Internet, mídia social, dispositivos
móveis, nuvem, big data, impressão 3D, internet das coisas, ro-
bótica, inteligência artificial, drones, dentre outras tecnologias,
já fazem parte da cultura maker do cenário educacional.
Daí a necessidade do acompanhamento das inovações futu-
ras, tais como: realidade virtual, fazenda vertical, sistemas de ar-
mazenamento de energias, computação quântica, engenharia ge-
nética, biologia sintética, bioeletrônica, impressão 4D, hyper-
loop, transferência de energia sem fio (wireless power), etc.
Novos modelos de negócios surgem com maior velocidade
combinando várias tendências e novas ideias: freemium, on de-
mand, hiperecossistemas, prosumer, ativos virtuais.
Ideias e pesquisas inovadoras ocorrem em vários segmentos
e cenários educacionais como energia inteligente, casas inteli-
gentes, cidades inteligentes, nações inteligentes, automação to-
tal, coexistência humano/máquina, superinteligência artificial,
mobilidade pública (ônibus, trem, metrô) e privada.
Na “Indústria 4.0” e na “Manufatura Avançada”1 as máqui-
1
1 De acordo com David Kupfer, “o conceito de Manufatura Avançada
entrou em evidência após ancorar um plano estratégico publicado pelo
governo americano (A National Strategic Plan for Advanced Manufactu-
ring, Executive Office of the Presidente and Nacional. President and

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT