Primeiro de abril - narrativas da cadeia: um diálogo com o passado

AutorAna Cláudia de Oliveira da Silva
CargoUFSM/CAPES
Páginas37-50
http://dx.doi.org/10.5007/1984-784X.2014v14n21p37
37
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 14, n. 21, p. 37-50, 2014|
PRIMEIRO DE ABRIL: NARRATIVAS DA CADEIA
UM DIÁLOGO COM O PASSADO
Ana Cláudia de Oliveira da Silva
UFSM/CAPES
RESUMO: Nosso objeto de estudo centra-se na análise do livro Primeiro de abril: narrativas da cadeia, do
escritor Salim Miguel, o qual apresenta a experiência do autor durante os quarenta e oito dias em que esteve
preso pela Ditadura Militar, em Florianópolis. A prisão arbitrária, no dia subsequente à tomada de poder
pelos militares, o cárcere, os companheiros de cela, o medo, a incerteza quanto ao futuro, tudo, em suma,
são questões que perpassam a narrativa e com as quais é imperativo defrontar-se uma hora ou outra,
mesmo que trinta anos depois do acontecimento traumático. Mas como narrar devidamente essa experiência,
mostrando como tudo aconteceu, sem interferir? E como apresentar uma visão particular dos fatos e também
permitir aos outros partícipes desse momento que se mostrem tais como são? Essas são questões importan-
tes, as quais tentaremos responder neste trabalho. Para isso, procuramos analisar o porquê de certas esco-
lhas formais na narrativa.
PALAVRAS-CHAVE: Ditadura Militar. Distância. Estrutura Dialogal.
PRIMEIRO DE ABRIL - NARRATIVAS DA CADEIA
A DIALOG WITH THE PAST
ABSTRACT: Our object of study focuses in the analysis of the book Primeiro de abril - narrativas da cadeia, by
the writer Salim Miguel, which presents the author experience during the forty eight days in which he was in
prison by the Military dictatorship, in Florianópolis. The arbitrary prison, on the following day of the taking
over by the military policemen, the prison, the jail fellows, the fear, the uncertainty about the future, every-
thing, in short, are questions that pass over the narrative and with which it is imperative to face from an hour
to another, even after thirty years after the traumatic event. But how to report properly this experience,
showing how everything happened, without interfering? And how to present a particular view of the facts and
also allow the other participators of this moment to show themselves how they are? These are important
questions, which we will try to answer in this paper. In order to do this, we try to analyze why certain formal
choices occurred in the narrative.
KEYWORDS: Military dictatorship. Distance. Dialog Structure.
Ana Cláudia de Oliveira da Silva |clauoli13@gmail.com| é doutoranda em Estudos Literários no
Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT