Problematizando o conceito de responsabilidade social empresarial: implicações de uma leitura multidisciplinar

AutorRicardo Lebbos Favoreto, Clodomiro José Bannwart Júnior, Arnaldo José França Mazzei Nogueira
CargoDoutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)/Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Páginas55-77
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ARNALDO JOSÉ FRANÇA MAZZEI NOGUEIRA E CLODOMIRO JOSÉ BANNWART JÚNIOR E RICARDO LEBBOS FAVORETO
SCIENTIA IURIS, Londrina, v.24, n.1, p. 55-77, mar. 2020. DOI: 10.5433/2178-8189.2020v24n1p55
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Ricardo Lebbos Favoreto*
Arnaldo José França Mazzei Nogueira**
Clodomiro José Bannwart Júnior**
Como Citar: NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei.
BANWWART JÚNIOR, Clodomiro José. FAVORETO, Ricardo
Lebbos.Problematizando o conceito de responsabilidade social
empresarial: implicações de uma leitura multidisciplinar.
Scientia Iuris. Londrina, v.24, n.1, p. 55-77, março 2020. DOI
10.5433/21788189.2020v24n1p55. ISSN 2178-8189.
Resumo: A responsabilidade social empresarial (RSE), em
décadas recentes, ganhou amplo espaço na pesquisa acadêmica e
na prática gerencial. Apesar de estar em evidência, seu conceito
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anuviou-se, adquirindo sentidos diversos, conforme as resultantes
dos propósitos em questão. Visando-se compreendê-lo melhor,
procede-se neste artigo a uma leitura multidisciplinar da RSE.
Utiliza-se, para tanto, de aportes da Administração, do Direito
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Teoria da Ação Comunicativa de Habermas possibilita que se
direcione à RSE uma visão crítica, extensora das acepções que
a ela usualmente se atribuem. Trata-se de pesquisa teórica, cujo
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Aponta-se para a necessidade de investir na inteligibilidade
conceitual da RSE.
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial. Gestão
empresarial. Direito. Habermas. Teoria da ação comunicativa.
Abstract: In recent decades, corporate social responsibility
(CSR) has gained headway in academic research and managerial
practice. Although CSR has become notorious, its concept still
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of the forces involved. In order to better understand the concept,
*Doutor em Administração pela
Universidade Nove de Julho
(UNINOVE). Mestre em
Administração pela Universidade
Estadual de Londrina (UEL).
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e Jurídica pela Universidade
Estadual de Londrina (UEL).
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Moderna e Contemporânea
pela Universidade Estadual
de Londrina (UEL). Bacharel
em Direito pela Universidade
Estadual de Londrina (UEL).
Graduado em Administração pela
Pontifícia Universidade Católica
do Paraná (PUCPR). Email:
ricardo.favoreto@hotmail.com
**Doutor em Ciências Sociais
pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP).
MEstre em Ciência Política
pela Univerisdade Estadual
de Campinas (UNICAMP).
Graduado em Administração
de Empresas pela Fundação
Armando Alvares Penteado
(FAAP). Email: ajnogueira@
usp.br
   
Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP). Mestre
   
Estadual de Campinas.
(UNICAMP). Especialista em
Direito Eleitoral e Processo
Eleitoral pela Claretianos
(CLRT). Especialista em
  
Estadual de Londrina (UEL).
Graduado em Direito pela
Faculdade Pitágoras de Londrina
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pela Univeridade Estadual de
Londrina. Email: cbannwart@
hotmail.com
DOI: 10.5433/2178-8189.2020v24n1p55
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SCIENTIA IURIS, Londrina, v.24, n.1, p. 55-77, mar. 2020. DOI: 10.5433/2178-8189.2020v24n1p55
PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: IMPLICAÇÕES DE UMA
LEITURA MULTIDISCIPLINAR
this article presents a multidisciplinary reading of CSR. For this
purpose, the contributions of three areas of knowledge are used:
Business, Law and Philosophy, focusing on Habermasian thought.
Habermas’ Theory of Communicative Action makes it possible to
take a critical view on CSR, extending its traditional meaning.
This essay faces some important questions that surrounds CSR
and brings attention to the necessity of consciously improve its
concept.
Keywords: Corporate social responsibility. Business
management. Law. Habermas. Theory of communicative action.

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