Proeja e as repercussões sobre a escolarização de beneficiários

AutorEdinolia Lima Portela
CargoPedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta do Departamento de Educação II, Curso de Pedagogia nas áreas de Jovens e Adultos, Formação do Educador e Fundamentos da Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior ?CEMES. E-mail: edinolia@yahoo.com.br
Páginas912-930
PROEJA E AS REPERCUSSÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS
Edinolia Lima Portela1
Resumo
Pesquisa social de natureza avaliativa baseada em informações qualitativas e quantitativas. Estuda o Programa Nacional de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja,
desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma/ Campus Maracanã), entre os anos 2015/2017, com o objetivo de
avaliar as implicações do programa na vida dos egressos, focalizando a continuação dos seus estudos. Fundamenta-se à
luz do pensamento de Minayo (1991), Sposito (2005) e Arendt (2009). Além disso, debruça-se sobre as orientações do
documento que baliza o Proeja. Participaram da pesquisa 79 egressos e utilizaram-se, como instrumentais de pesquisa, a
entrevista aberta e o questionário. Os resultados revelam que, a despeito das inúmeras variáveis contextuais, o Proeja
contribuiu para o prosseguimento dos estudos dos egressos.
Palavras-Chave: Egressos do Proeja. Problemática de jovens e adultos trabalhadores. Resultado de programas educativos.
Jovens e adultos e escolarização
PROEJA AND THE REPERCUSSIONS ON THE SCHOOLING OF BENEFICIARIES
Abstract
Social research of an evaluative nature, based on qualitative and quantitative information. It studies the National Program for
the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Mode -Proeja, developed by
the Federal Institute of Maranhão (Ifma) - Campus Maracanã, between the years 2015/2017, with the objective of evaluating
the implications of the program in t he life of the egresses., focusing on the continuation of their studies. It is based on the
thought of Minayo (1991); Sposito (2005) and Arendt (2009). In addit ion, it f ocuses on the guidelines of t he Document that
guides Proeja. 79 graduates participated and the open interview and the questionnaire were used as research tools. The
results of the research reveal that, in spite of the innumerable contextual variables, Proeja contributed to the continuation of
the studies of the graduates.
Keywords: Graduates of Proeja. Issues of young and adult workers. Result of educational programs. Youth and adults and
schooling
Artigo recebido em: 18/02/2020 Aprovado em: 13/10/2020
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24n2p912-930.
1 Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta do Departamento de Educação
II, Curso de Pedagogia nas áreas de Jovens e Adultos, Formação do Educador e Fundamentos da Educação.
Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior CEMES. E-mail: edinolia@yahoo.com.br
Edinolia Lima Portela
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1 INTRODUÇÃO
A maior concentração de jovens e adultos em estado de vulnerabilidade social e
econômica e com o menor nível de escolaridade encontra-se nos países latinos. A consequente
redução do capital social e cultural destas pessoas tem afetado as formas de convivência em família e
em sociedade, uma vez que, como se sabe, em países de sistema capitalista, homens e mulheres sem
emprego, ocupação e escola também precisam buscar formas para subsistirem, e nem sempre essa
dinâmica concorda com o pensamento dominante, a legalidade e os valores defendidos pelo status
quo. Muitos jovens e adultos acabam percorrendo o caminho da marginalidade.
Esses dados motivaram, na primeira década dos anos de 2000, ações públicas
desenvolvidas por órgãos como a ONU (2001a; 2001b), a Unesco (2004), a CEPAL (2004), a OIT
(2004) e governos dos países afetados, com objetivo de minimizar a situação alarmante.
Aliadas a essa problemática, as mudanças nas esferas econômica, política e ideológica
que ocorreram na década de 1990, no Brasil, impactaram as políticas sociais, impondo-lhes
transformações significativas. Emergem , desta forma, novos processos de produção e de organização
do trabalho que refletem na qualificação do trabalhador, exigindo-lhe maior escolaridade, habilidades e
competências para atender a dinâmica da produção.
Assim sendo, demandam-se programas educativos que entendam que os conhecimentos
gerais trabalhados no ensino formal se constituiriam em condição es sencial para aquisição de diversas
qualificações, fomentando possibilidades de inserção e reinserção do trabalhador no mundo do
trabalho. Dentre esses programas está o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional
com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
É certo que, ao se tratar de educação e trabalho, principalmente quando se refere à EJA,
o desafio não se restringe somente à dimensão pedagógica. Aliados a esta, acompanham outros
aspectos mais complexos: de ordem econômica e política, que também são determinantes na definição
e na organização da relação educação e trabalho para jovens e adultos que não completaram os
estudos na idade considerada adequada.
Os programas destinados a jovens e adultos voltados para recuperar a escolaridade
associada à formação profissional se inserem nesse contexto. São movidos por caráter compensatório,
aligeirado, focado em demandas exigidas pelo mercado. Cabe pontuar que é um contexto também
afetado por contradições, por isso se faz necessário investigar, sob a perspectiva de capturar o seu
movimento real e identificar o que é produzido, a partir dessa dinâmica.

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