Proposições acerca do Ensino de Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras: uma Revisão Bibliográfica

AutorLucas Rodrigo Santos de Almeida, Eugênia de Paula Benício Cordeiro, Josebede Angélica Guilherme da Silva
Páginas109-122
Proposições acerca do Ensino de Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras: uma Revisão Bibliográca
R C A
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
7
RESUMO
O objetivo geral do artigo é analisar, a partir da revisão de
literatura, as proposições acerca do ensino de empreende-
dorismo nas IES brasileiras. Quanto aos métodos, o estudo, é:
bibliográco, exploratório e qualitativo. A pesquisa identicou,
que para construção de uma educação empreendedora de
qualidade é necessária a integração da sociedade (com as
IES e as escolas), além dos programas de empreendedorismo
focarem no (a): know-how, formação empreendedora, de-
senvolvimento de habilidades, abertura de negócios, espírito
empreendedor, engajamento empresarial, reconhecimento de
aptidões, aprendizagem, desenvolvimento pessoal, vivência
empresarial, desenvolvimento das disciplinas etc. Conclui-se,
portanto, que as disciplinas, cursos e programas de ensino
em empreendedorismo, estejam focados no ensino-aprendi-
zagem e no desenvolvimento das aptidões e habilidades dos
alunos, em interação com os professores.
Palavras-chave: Ensino de empreendedorismo. Instituições
de Ensino Superior. Educação empreendedora. Práticas didá-
tico-pedagógicas.
ABSTRACT
The general objective of the article is to analyze, from the
literature review, the propositions about the teaching of en-
trepreneurship in Brazilian HEIs. As for the methods, the study
is: bibliographic, exploratory and qualitative. The research
identied that for the construction of a quality entrepreneurial
education, the integration of society (with HEIs and schools)
is necessary, as well as entrepreneurship programs focusing
on: know-how, entrepreneurship training, skills development,
business opening, entrepreneurial spirit, business engagement,
recognition of skills, learning, personal development, entrepre-
neurial experience, development of disciplines etc. It is con-
cluded, therefore, that the disciplines, courses and programs
of teaching in entrepreneurship, are focused on the teaching
learning and the development of the skills and abilities of the
students, in interaction with the teachers.
Keywords: Entrepreneurship teaching. Higher Education
Institutions. Entrepreneurial Education. Didactic-pedagogical
practices.
PROPOSIÇÕES ACERCA DO ENSINO DE
EMPREENDEDORISMO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Propositions on the Teaching of Entrepreneurship in Brazilian
Higher Education Institutions: a Bibliographic Review
Lucas Rodrigo Santos de Almeida
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Centro Univ. Joaquim
Nabuco. Recife, PE. Brasil. e-mail: lucasalmeidarecife@gmail.com
Eugênia de Paula Benício Cordeiro
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de
Pernambuco. Recife, PE. Brasil. e-mail: epaulabenicio@gmail.com
Josebede Angélica Guilherme da Silva
Mestre em Teoria da Literatura. Sspecialização em Docência e
Gestão do Ensino Superior. Professora do Ensino Superior da
Universidade Joaquim Nabuco. Recife, PE. Brasil.
e-mail: angelica_literatura@hotmail.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p109
Recebido em: 20/09/2017
Revisado em: 05/09/2018
Aceito em: 26/02/2019

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT