Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência

AutorFrancisco Roberto de Carlos - Leandro Osni Zaniolo
CargoPsicólogo clínico, orientador de famílias do Programa de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida em Araraquara/SP (2007-2009) e aluno especial do PPG em Psicologia, UFSCar - Professor-Assistente Doutor da UNESP, supervisor do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência ? Unidade Auxiliar/FCL ? e coordenador de pólo formador em ...
Páginas451-464
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 44, Número 2, p. 451-464, Outubro de 2010
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* Psychological interventions in assisted freedom teenager’s family system: an experience
1 Psicólogo clínico, orientador de famílias do Programa de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida em
Araraquara/SP (2007-2009) e aluno especial do PPG em Psicologia, UFSCar (franciscodecarlo@gmail.com).
2 Professor-Assistente Doutor da UNESP, supervisor do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência –
Unidade Auxiliar/FCL – e coordenador de pólo formador em Terapia Comunitária na UNESP/Araraquara/
SP. Endereço para correspondências: SP-255, Km 01, Araraquara, SP, 14800-000 (zaniolo@clar.unesp.br).
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adoles-
centes em liberdade assistida: relatos de experiência*
Francisco Roberto de Carlos1
Universidade Federal de São Carlos
Leandro Osni Zaniolo2
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
O texto relata uma experiência
de mediação psicológica no trabalho
de orientação às famílias de adoles-
centes inseridos nas Medidas Socio-
educativas de Liberdade Assistida.
As intervenções tinham o objetivo de
devolver aos jovens o sentimento de
pertencimento a uma família e mediar
a resolução de conflitos. O método
contou com entrevistas e atendimen-
tos domiciliares com todo o sistema fa-
miliar, atendimentos em grupos de fa-
mílias na instituição e também com a
disponibilização de um serviço de plan-
tão psicológico, para o acolhimento de
questões de urgência e emergência.
Na percepção do mediador, a retoma-
da da convivência mais saudável com
parte, ou até com a família toda, dimi-
nuía o desamparo percebido e as ações
negativas desses jovens. Resultados do
estudo demonstraram a relevância da
proposta para a melhoria da qualidade
do vínculo dos adolescentes com a fa-
mília, com a escola e com a sociedade
na qual estão inseridos.
This report comes from psycho-
logical appointments to families of
teenagers within the socio-educa-
tional approach of Assisted Freedom.
The interventions were carried out
to give teenagers the pertaining fe-
eling to a family back and to mana-
ge conflict situations. The method
included interviews and home appo-
intments with the whole family,
appointments in family groups wi-
thin the institution and also with an
available psychological attendance
for urgent and emergent matters. In
the mediator psychologist view, get-
ting along with the family decrea-
sed teenagers feelings of abandon-
ment and also their negative actions.
Study results demonstrated the re-
levance of the proposal to impro-
ve the quality of the relationship
between adolescents with their
family, school and society in whi-
ch they belong.

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