Publicar ou perecer: a esfinge do produtivismo acadêmico

AutorJanete Luzia Leite
CargoUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Páginas207-215
207
Publicar ou perecer: a esfinge do produtivismo
acadêmico
Janete Luzia Leite
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Publicar ou perecer: a esfinge do produtivismo acadêmico
Resumo: Este artigo trata da reestruturação das condições e processos de trabalho dos professores no ensino superior hodiernamente,
que introduz a lógica gerencial nas atividades docentes. Mostra como esta nova lógica adoece o professor física e mentalmente. Para
tanto, analisa as últimas transformações no mundo do trabalho e como estas influenciaram diretamente a Reforma Universitária
empreendida pelos governos do Partido dos Trabalhadores. Investiga também o atendimento existente nas universidades públicas
brasileiras (2016), bem como entrevista docentes de vários cursos e universidades (2015-2016) a respeito das transformações ocorridas
no seu labor. O resultado demonstra que a intensificação e precarização estão presentes em todo o trabalho acadêmico atualmente e que
os professores têm consciência de que seu trabalho, hoje, passou a ser a fonte de agravos à saúde física e mental. Entretanto, recusam-
se a procurar auxílio, para não serem estigmatizados por não suportarem as novas formas do trabalho docente nas universidades.
Palavras-chave: Intensificação do trabalho docente. Produtivismo. Gerencialismo. Adoecimento.
Publish or perish: the puzzle of academic productivism
Abstract: This paper describes the restructuring of the conditions and procedures for the current work of professors in higher education,
which introduces management logic to teaching. It shows how this new logic causes professors to fall physically and mentally ill. For
this purpose, it analyzes the recent transformations in the labor world and how they directly affect the University Reform undertaken
by the presidential terms of the Workers’ Party. The service currently offered in Brazilian public universities (2016) was investigated,
and professors from various courses and universities (2015-2016) were interviewed about the transformations that have occurred in
their work. The result shows that intensification and deterioration of work are currently present throughout the academic work and that
teachers are aware that their work, nowadays, has become a source of physical and mental diseases. However, they refuse to seek for
help in order not to be stigmatized because they did not tolerate the new ways of teaching work in universities.
Keywords: Intensification of teachers’ work. Productivism. Managerialism Occupational and work-related diseases.
Recebido em 15.11.2016. Aprovado em 21.02.2017.
ARTIGO TEMÁTICO: PÓS-GRADUAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p207
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 207-215, maio/ago. 2017 ISSN 1982-0259

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