Quase 32 milhões de doses da Janssen estão sem uso em galpão em SP, mostra JN

Quase 32 milhões de doses da vacina da Janssen estão paradas, sem uso, em um galpão de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, segundo informação divulgada inicialmente pelo Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quarta-feira (26).

O Brasil assinou contrato com a farmacêutica americana, ainda em março de 2021, para a compra de 38 milhões de doses do imunizante. Outras 3 milhões vieram de uma doação feita pelo governo dos Estados Unidos, em junho do ano passado.

Segundo a reportagem, um informe técnico do Ministério da Saúde publicado nesta quarta revela que dessas 41 milhões de doses, somente 9.202.380 doses foram distribuídas para Estados e municípios na campanha nacional de imunização contra a covid-19.

A reportagem procurou o Ministério da Saúde para saber o motivo das doses encalhadas e aguarda o retorno.

Em nota enviada à TV Globo, a pasta disse que alguns Estados "solicitaram a suspensão do envio dos imunizantes devido à saturação da rede de frios [freezeres e geladeiras que servem para armazenar as vacinas]".

O Ministério da Saúde confirmou ainda que 31,7 milhões de doses continuam armazenadas no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos e que "poderão ser prontamente distribuídas quando solicitadas pelos Estados".

O governo brasileiro assinou contrato com a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT