Raia Drogasil compra empresa, anuncia ‘nova farmácia’ e plataforma de serviços

A Raia Drogasil está mudando o foco da operação com a decisão de se voltar para três novas vertentes principais. Parte dessa mudança terá como base de apoio o seu braço de aquisição de novos negócios, a RD Ventures, veículo de investimento da companhia. Na última terça-feira, o anúncio de uma aquisição, da Healthbit, startup que presta serviços em saúde, é parte desse processo, disse nesta quarta-feira a companhia em teleconferência.

As três vertentes centrais são o marketplace (shopping virtual), com venda de produtos de lojistas; a construção de uma plataforma de serviços de saúde, para clientes e outras companhias; e a montagem de um novo modelo de farmácia física — internamente, a empresa vem chamando esse projeto de “Nova Farmácia”.

Parte desses planos foram comentados a analistas. A nova orientação da empresa tem como ponto em comum a digitalização da Raia Drogasil e o foco em serviços. A pandemia fez avançar essas mudanças — até 2019, a empresa vinha implementando alguns desses projetos, mas de forma menos acelerada, na visão de consultores.

O plano da nova farmácia consiste na transformação da drogaria tradicional da empresa — são 2,3 mil lojas — em um ponto de prestação de serviços de saúde em loja, integrado com venda e serviços do site. Isso já está em andamento. Já com o marketplace, a ideia é oferecer sortimentos que a empresa não vende, e passando a comercializar mercadorias que complementem, e não necessariamente concorram com a rede.

Sobre a plataforma de saúde, a empresa vai montar um marketplace de serviços de saúde, incluindo telemedicina, para explorar a área de prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis. “Esses negócios se complementarão e reforçarão uns aos outros”, disse hoje o executivo.

Ontem, a empresa anunciou a aquisição de 50,75% da Healthbit, startup de tecnologia focada em uso de dados, como forma de reduzir sinistralidade em saúde nas grandes empresas — que são os clientes da Healthbit. É um negócio que não tem relação direta com o varejo de drogarias, mas faz parte desse contexto de criar uma companhia com outros focos de atuação.

A aquisição exemplifica bem como a Raia Drogasil está trabalhando agora. O investimento na Healthbit vai levar a Raia Drogasil a usar essa operação para vender produtos e ações que promovam a prevenção de doenças para funcionários e beneficiários desses clientes. Isso evita que o empregado use frequentemente o plano de saúde, reduzindo consequentemente o custo das...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT