Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil

AutorFabiano Ferreira de Castro - Aline Rodrigues de Souza Sales - Ana Carolina Simionato
CargoCoordenador e Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar) - Bacharel em Biblioteconomia (UFS) - Docente do Departamento de Ciência da Informação (UFSCar)
Páginas19-32
19
v. 21, n. 46, 2016
p. 19-32
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 46, p.
19-32, mai./ago., 2016. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n46p19
Recomendações teóricas e práticas para o ensino da
catalogação no Brasil
Theory and practice recommendations for cataloguing teaching in
Brazil
Fabiano Ferreira de CASTRO
Coordenador e Professor Adjunto do curso de Bibliotecono mia e Ciência da Informação
(UFSCar) - fabianocastro.ufscar@gmail.com
Aline Rodrigues de Souza SALES
Bacharel em Biblioteconomia (UFS) - alinersales@hotmail.com
Ana Carolina SIMIONATO
Docente do Departamento de Ciência da Informação (UFSCar) - simionato.ac@gmail.com
Resumo
O processo de identificação de elementos descritivos para que diversos tipos de recursos
informacionais fossem localizados e acessados, surgiu antes do ensino da mesma. O ensino
da Catalogação, nos cursos de bacharelado em Bib lioteconomia nas instituições brasileiras é
o tema dessa pesquisa. Que teve como objetivo analisar os currículos disponibilizados online
pelas universidades que oferecem o curso de Biblioteconomia, com o intuito de verificar o
panorama atual da Catalogação, de forma estrutural. Configura-se como objeto de estudo os
currículos disponibilizados online dos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas
e privadas no Brasil. Foi realizada uma pesquisa documental no site do Cad astro da Educação
Superior (e-MEC) para fa zer o levantamento das universidades que oferecem o curso de
Biblioteconomia no âmbito público e privado e nos sites dos cursos de Bibliot economia
dessas universidades, visando observar a grade curricular disponível, com o intuito de
identificar as disciplinas relacionadas à Catalogação, bem como analisar a carga horária
disponível para o ensino, entre as ementas, o conteúdo programático e a bibliografia básica,
sobretudo, com os impactos que a Catalogação tem sofrido nos últimos dez anos, com o uso
intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A partir dos resultados ficou
evidente que a disciplina de Catalogação está presente em todos os currícu los dos cursos de
Biblioteconomia do Brasil, com terminologias distintas em cada instituição, e que a carga
horária disponibilizada pelas instituições para o ensino da Catalogação é mínima, geralmente
120 horas. Conclui-se que a formação dos catalogadores nas universidades do Brasi l, passa
por um momento de mudança em decorrência dos avanços das TIC na Catalogação. Dessa
forma, recomenda-se que as escolas de Biblioteconomia reavaliem o ensino da Catalogação,
sobremaneira a carga horária disponibilizada ao alcance dos novos conteúdos e sua
aplicação nos ambientes inf ormacionais digitais, contemporaneamente, e na prática do
bibliotecário no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Ensino da Cata logação. Biblioteconomia. Representação descritiva.
Catalogação. Currículos e ensino.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
04/12/2015
Aceito em:
06/04/2016

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