Reconhecimento em Paul Ricoeur: da identificação ao reconhecimento mútuo

AutorÉlsio José Corá - Cláudio Reichert do Reichert do
CargoUniversidade Federal da Fronteira Sul - Unversidade Federal de Santa Catarina
Páginas407-423
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 45, Número 2, p. 407-423, Outubro de 2011
__________________________________________________
* Acknowledge on Paul Ricoeur: from identification to mutual recognition
1 Endereço para correspondências: Rua Acesso Canários da Terra s/n, Seminário, Chapecó, SC,
89813-140 (cora@uffs.edu.br).
2 Endereço para correspondências: Av. Senador Pinheiro Machado 1953, apto. 02, Centro, São Luiz
Gonzaga, RS, 97800-000 (claudioreichertdonascimento@gmail.com).
Reconhecimento em Paul Ricoeur: da identificação ao
reconhecimento mútuo*
Élsio José Corá1
Universidade Federal da Fronteira Sul
Cláudio Reichert do Nascimento2
Unversidade Federal de Santa Catarina
A intenção de Ricoeur (1913-2005)
na obra Percurso do Reconhecimento é es-
tabelecer o debate acerca do conceito de
reconhecimento, visando constituir um
percurso de passagem do reconhecimen-
to como (a) noção epistemológica enquan-
to identificação, (b) passando pelo o reco-
nhecimento enquanto capacidade antro-
pológica de reconhecimento de si para, fi-
nalmente, chegar ao (c) reconhecimento
como noção política. Entre os três níveis
de reconhecimento supracitados será ana-
lisado no decorrer do texto, sobretudo, o
aspecto que caracteriza a negação do re-
conhecimento na filosofia de Hobbes, na
qual o indivíduo não é reconhecido pelo o
que é, mas segundo os objetivos de so-
brevivência. No entendimento de Ricoeur
a realidade do estado de natureza (medo,
insegurança e desconfiança) descrita na
teoria política hobbesiana retarda toda a
compreensão relacional do reconhecimen-
to. O presente trabalho aponta que na in-
tenção de estabelecer um reconhecimento
mútuo, Ricoeur assinala para um reconhe-
cimento cerimonial pelo dom, marcado
pelo relacionamento intersubjetivo.
The intention of Ricoeur (1913-
2005) in the work The Course of Recog-
nition is to establish the debate about
the concept of recognition, designed
to provide a route for passage of re-
cognition as (a) epistemological no-
tion while identification, (b) the recog-
nition as an anthropological capacity
for the recognition of self , to finally,
(c) the recognition as a political notion.
Among the three levels of recognition
we will analyze during the text, the as-
pect that characterizes the denial of re-
cognition in the Hobbes philosophy, in
which the individual is not recognized
for what it is, but according to the go-
als of survival. In understanding of Ri-
coeur the reality of the nature state
(fear, uncertainty and mistrust) descri-
bed in the hobbesian political theory,
slows the whole understanding relatio-
nal of recognition. The present work
shows that in the intention of esta-
blishing a mutual recognition, Ricoeur
points to a recognition of the gift ma-
rked by intersubjective relationship.
408
UMANAS
Revista de Ciências
H
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 45, Número 2, p. 407-423, Outubro de 2011
1. Introdução
Parcours de la reconnaissance (2004), traduzida ao português como
“Percurso do reconhecimento” (2006), foi a última obra publicada em vida
por Ricoeur. A obra pode ser interpretada como um convite ao autorreconheci-
mento, de forma analítica e humilde. O autor estabelece, ainda, o percurso de
passagem do reconhecimento como (a) noção epistemológica enquanto identi-
ficação, (b) passando pelo o reconhecimento enquanto capacidade antropológi-
ca de reconhecimento de si para, finalmente, chegar ao (c) reconhecimento
como noção política. Entre os três níveis de reconhecimento supracitados será
analisado, sobretudo, o aspecto que caracteriza a negação do reconhecimento
na filosofia de Hobbes, na qual o indivíduo não é reconhecido pelo o que ele é,
mas segundo os objetivos de sobrevivência.
Sendo assim, o presente artigo discorre sobre o estado de natureza prefi-
gurado por Hobbes e procura apresentar a contrapartida e a ampliação desta
pela interpretação ricoeuriana. Além disso, tem-se como pressuposto que, ao
usar a expressão “voltar à violência”, Ricoeur já pressupõe estarmos fora des-
se embate de um estado de natureza, prefigurado pelos pensadores contratua-
listas, representados, principalmente, pela obra de Hobbes. Observa-se que a
intenção de Ricoeur, na obra supracitada, é estabelecer um diálogo entre Hob-
bes e Hegel no que tange ao conceito de reconhecimento. A realidade do esta-
do de natureza descrita, principalmente, na teoria política hobbesiana retarda
toda a compreensão relacional do reconhecimento, uma vez que a presença do
outro não é necessária e, por sua vez, causa medo, insegurança e desconfiança.
Na busca pelo reconhecimento mútuo, Ricoeur aponta para uma possível trans-
formação desse desconhecimento em um reconhecimento mais humano, mar-
cado pelo relacionamento intersubjetivo.
2. Reflexões acerca do reconhecimento
No decorrer de sua atividade filosófica, mais de uma vez, Ricoeur recor-
reu ao léxico das línguas naturais catalogado nos dicionários. Para citar dois
exemplos emblemáticos deste artifício, vale lembrar a introdução de Soi-même
comme un autre (1990) no qual Ricoeur recupera os termos latinos idem eipse,
frisando que essas expressões encontram e preservam suas correspondências,
Keywords: Acknowledgment – Ricoeur –
Hobbes – Hegel – Inter-subjective rela-
tionship
Palavras-Chave: Reconhecimento – Ri-
coeur – Hobbes – Hegel – Relacionamen-
to intersubjetivo

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT