Redes sociais e ativismo materno: desafios entre estudantes de uma universidade pública

AutorMaria Clara Ramos da Fonseca Silva - Cristiano Guedes de Souza
CargoUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, DF, Brasil - Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Brasília, DF, Brasil
Páginas470-479
470 DOI: http://dx.doi.org/10.1ll590/1982-02592020v23n3p470
R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 470-479, set./dez. 2020 ISSN 1982-0259
Redes sociais e ativismo materno: desafios entre
estudantes de uma universidade pública
Redes sociais e ativismo materno: desafios entre estudantes de uma universidade pública
Resumo: As conquistas femininas das últimas décadas suscitam novas estratégias tanto para a manutenção dos direitos já garantidos
quanto para a solução das demandas que se apresentam, a fim de promover a superação dos sistemas de dominação e exploração que
acometem as mulheres e que são reproduzidos nos mais diversos espaços, como é o caso das instituições públicas de ensino superior.
Tomando as construções sociais em torno do que se conhece como feminino e a centralidade da maternidade nesse contexto, este artigo
analisa as condições de permanência de estudantes que são mães em uma universidade pública federal, por meio da realização de
questionários virtuais e registros em diários de campo resultantes da participação em grupo virtual do aplicativo WhatsApp. Os
resultados apontam para o protagonismo das estudantes nos processos reivindicatórios perante a desresponsabilização do poder
público e o papel das redes sociais em sua organização política, por meio do chamado ciberativismo.
Palavras-chave: Maternidade. Universidade. Redes Sociais. Ciberativismo.
Social networks and maternal activism: challenges faced by students from a public university
Abstract: The female conquests over the last decades raise new strategies both to maintain guaranteed rights and to respond to upcoming
demands in order to overcome the systems of domination and exploitation that affect women in the most diverse spaces, including
public universities. Taking into consideration the social constructions around what is known as feminine and the centrality of motherhood
in this context, this paper analyzes the conditions for the permanence of student mothers at a federal public university. Virtual
questionnaires and records in field diaries resulting from the participation both in a WhatsApp group and a face-to-face group were used
as research instruments. The results point to the students’ protagonism in disputing the withdrawal of state responsibility, as well as
the role of social networks in their political organization, through the so-called cyberactivism.
Keywords: Maternity. University. Social networks. Cyberactivism.
Recebido em 28.02.2020. Aprovado em 27.03.2020. Revisado em 10.06.2020.
ESPAÇO TEMÁTICO: POLÍTICA, CIÊNCIA E MUNDO DAS REDES
© O(s) Autor(es). 2020 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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1 Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, DF, Brasil
² Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Brasília, DF, Brasil
Maria Clara Ramos da Fonseca Silva¹
https://orcid.org/0000-0002-4864-1224
Cristiano Guedes²
https://orcid.org/0000-0001-690826-04

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