Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: uma proposta integradora ou interdisciplinar?

AutorAriene Lopes
CargoUniversidade do Vale do Itajaí
Páginas148-170
DOI:10.5007/1984-8951.2011v12n101p148
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.12, n.101, p.148 -170, ago/dez 2011
Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:
uma proposta integradora ou interdisciplinar?
Benchmark National Curricula for the Early Childhood Education:
an integrative or interdisciplinary proposal?
Ariene Lopes
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RESUMO
Partindo do pressuposto de que é na educação infantil em que devem ser oferecidas
possibilidades para que o desenvolvimento integral e global das crianças ocorra
dentro do contexto plural e cultural em que elas estão inseridas, a discussão sobre a
organização de um currículo integrado, com condições para se efetuar a
interdisciplinaridade, se torna cada vez mais latente. Desta forma, o presente artigo
visa compreender o sentido dos termos relacionados à integração e à
interdisciplinaridade, contidos no volume I dos Referenciais Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil, através da conceitualização de ambos os termos a partir
das referências de pesquisa de Ivani Fazenda e James Beane, chegando-se a uma
conclusão sobre a orientação interdisciplinar e/ou integrada apresentada,
explicitamente ou não, pelo documento analisado.
Palavras-chave: RCNEI. Integração. Interdisciplinaridade.
ABSTRACT
Assuming that it is in early childhood education that should be offered possibilities so
that the integral and global development of the children occurs within the plural and
cultural context where they are inserted, the discussion about the organization of an
integrated curriculum, with conditions to effect the interdisciplinarity, becomes more
and more latent. Thus, the present paper aims to understand the meanings of the
terms related to integration and interdisciplinarity contained in volume 1 of the
Benchmark National Curricula for Early Childhood Education, through the
conceptualization of both terms from the references of research of Ivani Fazenda and
James Beane, coming to a conclusion about the orientation to interdisciplinarity
and/or integrated presented, explicit or not, on the analyzed document.
Keywords: RCNEI. Integration. Interdisciplinarity.
1Universidade do Vale do Itajaí.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.12, n.101, p.148 -170, ago/dez 2011
1 INTRODUÇÃO
Discussões sobre a organização de um currículo contextualizado, integrado e
interdisciplinar para a Educação Infantil têm sido freqüentes nas últimas décadas.
Tais discussões são derivadas das divergentes visões existentes de criança, família,
função de Educação Infantil e de um currículo para esta etapa escolar.
Existe o receio de transportar a estrutura e organização dos currículos já
existentes para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, que hoje têm sido muito
criticados, para a Educação Infantil. Desta forma, a fim de orientar os profissionais
da área de Educação Infantil, os RCNEI’s (Referenciais Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil) foram construídos em 1998, para servir como um instrumento
de orientação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nesta faixa
etária.
Entretanto, o esclarecimento das intenções apresentadas pelo documento
precisa ser realizado com estudos e argumentos sólidos que sustentem as
orientações disponibilizadas. Essa elucidação é importante devido ao mero
crescente de contradições existentes com relação aos RCNEI’s, sendo cada vez
mais questionadas e debatidas em esfera educacional.
Um desses questionamentos refere-se aos termos relativos à integração e
interdisciplinaridade contidos no documento em questão. Ambos os termos
(integração e interdisciplinaridade) por vezes são conceituados de forma sinônima;
contudo apesar da complementaridade, as distinções entre os dois conceitos
precisam ser bem compreendidas.
Essa pesquisa, além de conceituar os termos integração e
interdisciplinaridade, apresenta uma análise destes no primeiro volume dos
RCNEI’s. Portanto, a questão de pesquisa é justamente compreender o sentido dos
termos relacionados à integração e interdisciplinaridade, contidos no volume I dos
Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, enquanto o objetivo
geral é identificar se a utilização dos termos correspondem aos sentidos
apreendidos na leitura do documento em questão. A abordagem metodológica para
o presente estudo foi a pesquisa documental, caracterizada pelo enfoque qualitativo
e a utilização de análise de conteúdo.

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